O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Espetáculo ‘Catiço’ chega ao Fetuba neste sábado

 Fernanda Heloísa

A Companhia de Teatro Taipas  irá apresentar a peça teatral ‘Catiço’ no Festival Internacional de Teatro de Ubá (Fetuba), em Minas Gerais, no próximo sábado (21). A encenação é um monólogo do ator Thiago de Assis e já passou por diferentes cidades da Paraíba. 

‘Catiço’ conta a história pouco conhecida dos ‘campos de concentração’ que aconteciam durante períodos de seca no Nordeste. Chamados de ‘currais do Governo’ nos anos de 1915 e 1932, esses campos, com traços singulares de crueldade e preconceito, prendiam e forçavam ao trabalho as vítimas da seca, além de isolar famílias de agricultores no Ceará. O objetivo dos governantes da época era evitar a migração em massa para a capital do estado; eles se aproveitavam da tragédia da seca para isolar as pessoas que só buscavam escapar da miséria e da morte. 

O personagem também se chama ‘Catiço’, palavra que vem dos termos usados nos terreiros de umbanda e candomblé que significam algo perigoso, levado ou agitado. A performance é inspirada no contorcionismo contemporâneo e traz referências das religiões de matrizes africanas.

Ao Paraíba Criativa, Thiago de Assis – também idealizador do projeto – fala dos desafios dessa atuação:

“Atuar um monólogo que relembra campos de concentração da seca no Nordeste é uma tarefa difícil, as desconstruções de muitas fases e estudos técnicos, a criatividade de imaginar um menino travesso transcender uma história tão triste que aconteceu no Brasil, me tirou uma inquietude de interpretação dramática e corporal onde a personagem trás na versatilidade o contorcionismo cênico”.

O ator declarou que a participação no  Fetuba será um novo palco onde a Cia. irá apresentar um espetáculo dramático baseado em fatos reais da história do Nordeste, abrindo portas para a valorização das raízes culturais nordestinas.Ele ainda conta sobre a nova experiência de levar a arte paraibana para um festival internacional:  “Vou ter a oportunidade de mostrar as raízes artísticas paraibanas, desde os meus 11 anos de idade comecei a me dedicar ao teatro com influências de artistas de minha terra, Areia”. 

Exibição da peça acontecerá em Campina Grande no final do mês
Agenda Cultural de ‘Catiço’. Reprodução/Thiago de Assis

Após o festival, ‘Catiço’ entrará em cartaz nos dias 27 e 28, no Cine Teatro São José, às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente de forma online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *