Gustavo D.
O Paraíba Criativa, maior programa de extensão universitária em cultura no Brasil, completa esse ano uma década desde sua fundação. Para comemorar a data, a sede social do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB) recebeu uma festa no último sábado (15), com feijoada, recitação de poemas e a apresentação ‘Toré’, de Escurinho e Flávio Metralha.
Durante o evento, o coordenador do projeto, André Piva (que, no dia anterior, havia recebido a outorga do Título de Cidadão Paraibano, em uma cerimônia feita pela Assembleia Legislativa do Estado) demonstrou sua gratidão ao estado e aproveitou para mandar um abraço aos paraibanos, amigos e presentes no evento. ‘
‘Achei que já tinha ganhado tudo que eu podia dessa terra’’, disse, reforçando sua satisfação com a Paraíba e seu povo.
Piva também reforçou a importância do Paraíba Criativa e falou sobre todo o trabalho em volta do programa. ‘‘Não há um site como o nosso’’, comentou ao enaltecer o inventário e a renovação constante do portal. Para o professor, ‘‘a extensão universitária é um aprendizado. Já estou mirando nos 20 anos’’, declarou.
Participaram da festa artistas e agentes culturais de toda a Paraíba, bem como professores e membros da equipe do programa. Segundo Tárcio Teixeira, assistente social do Ministério Público da Paraíba, o projeto representa muita formação e informação e busca disponibilizar muito conteúdo da cultura local. ‘‘Vida longa ao Paraíba Criativa’’, desejou. Enquanto isso, a produtora cultural Ednamay Cirilo Leite elogiou a iniciativa de Piva em fomentar a cultura local e tocar o Paraíba Criativa na última década. ‘‘Acho que André é o grande visionário de gerações que fazem o turismo na universidade e na prática’’, disse.
Para a extensionista Ângela Duarte, o portal é um ambiente de muito aprendizado, mesmo ela estando há pouco tempo na equipe. ‘‘Sou muito grata ao Piva e toda a equipe que está me ensinando bastante para a minha formação’’, completa.
A assessora de extensão do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba, Luceni Caetano, sustenta que o Paraíba Criativa é um orgulho para o centro e é fundamental, porque mostra para fora da Paraíba toda a cultura que o estado tem.
A cobertura da festa foi realizada pelo Clube do Café da Manhã e a comemoração também foi transmitida ao vivo pelo portal Tupãense Notícias e é possível assisti-la pelo Facebook Oficial do portal.