O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/12/2022

Festival de Cultura Quilombola da Paraíba

A edição mais recente do Festival de Cultura Quilombola Paraíba ocorreu no dia 26 de novembro de 2022, no município de Santa Luzia,
Data de publicação: dezembro 18, 2022

Sede do Evento: Alagoa Grande – PB (1º edição) Santa Luzia – PB (2º edição)

Primeira Edição:  2019

Organização: Governo do Estado da Paraíba, Secult – PB

Programação: Apresentações audiovisuais, dança, música e culturais, exposições de artes e artesanato local                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

A edição mais recente do Festival de Cultura Quilombola Paraíba ocorreu no dia 26 de novembro de 2022, no município de Santa Luzia, sendo a segunda edição do evento cultural, a primeira ocorreu em 2019 no município de Alagoa Grande.

O evento teve execução pelo Governo do Estado Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura, a Secult – PB, reunindo comunidades quilombolas do litoral ao brejo paraibano.

O evento integra o calendário da Secult – PB, que executa a política do Governo da Paraíba voltada à divulgação, reconhecimento e fortalecimento das comunidades tradicionais, povos originários e outras etnias. Na sua primeira edição em Alagoa Grande, no Quilombo Caiana dos Crioulos, devido à pandemia de COVID-19, houve uma paralisação do evento nos anos de 2020 e 2021, as restrições sanitárias em vigência impossibilitavam a realização do evento. Somente a partir de 2022, a Secult-PB retomou seu calendário eventual, programando a 2º edição do festival para final de novembro, assim como outros eventos culturais como o Festival de Cultura Cigana, realizado em Sousa e o Festival da Cultura Indígena em Rio Tinto.

No sábado dia 26, foi realizado na praça central de Santa Luzia apresentações culturais, incluindo a exibição do filme “Aruanda” de Linduarte Noronha, e também a exibição do filme “Céu”, filme contemplado com recursos da lei Aldir Blanc. No domingo dia 27, ocorrem apresentações musicais, dentre elas 30 atrações como bandas de forró, reisado, pontões, entre outros. Houve a representação de 33 dos 48 quilombos reconhecidos na Paraíba, em todo o país são mais de 3.500 comunidades.

Foram instaladas também tendas para exposição dos artesanatos produzidos pela comunidade quilombola local, utensílios como panelas, jarras, vasos e tigelas de barro. Para chegar à comunidade quilombola de Serra do Talhado, o percurso é de 18 km a partir da BR-230, na estrada vicinal à direita de quem sai de Santa Luzia. A estrada recebeu terraplanagem das empresas eólicas que atuam na região. Outra parte da estrada recebeu obras da gestão municipal, em sua segunda edição o festival contou com a participação da parceria da Prefeitura Municipal de Santa Luzia e da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana.

Jonas do Nascimento

 

Fontes:                                                                                                                                                                     https://paraiba.pb.gov.br/noticias/em-santa-luzia-festival-da-cultura-quilombola-tem-reisado-pontoes-e-forro                                                                                                                                                                                         https://paraiba.pb.gov.br/noticias/festival-cultural-das-comunidades-quilombolas-comeca-domingo