O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 24/01/2023

Mestre Antônio

Mestre Antônio

Considerado o último Mestre Boi-bumbá da Paraíba.

Naturalidade: Taperoá – PB

Ano de Nascimento: 1940

Atividade artístico-cultural: Mestre de Boi- bumbá

Início da carreira: 1958

Considerado o último Mestre Boi-bumbá da Paraíba, Antônio de Sousa Salviano, atualmente mora com sua esposa no acampamento José Moreira, área da periferia, na zona rural de Taperoá, no Cariri Paraibano. No início do século XX, haviam um total de cinco bois-bumbá em Taperoá, apesar da idade avançada, o Mestre Antônio ainda guarda lembranças de como começou a apresentar o Boi de Carnaval em Taperoá.

Tinha apenas 18 anos, em 1958, trabalhava com um cidadão, Raul Gouveia. Aí ele adoeceu e o pediu para assumir a posição de Mestre. Com o falecimento de Raul, Antônio passou a comandar o Boi – Bumbá de Taperoá. Ele passou a utilizar sete componentes para fazer a brincadeira, utilizando sanfona, o tocador de triângulo e o da zabumba, além de duas pessoas para segurar o boi, e outros dois para olhar o boi, porque é preciso de ajuda para guarnecer o boi.

O boi sai com oito dias de antecedência do Carnaval e no sábado de folia, se apresentando nas ruas e casas da comunidade. Antônio conheceu, ao longo da sua vida, vários mestres que tinham diversas profissões, a exemplo do pedreiro e tocador de violão.

Em 2023 foi lançado a campanha “Valorize O Mestre”, onde um grupo benfeitores e produtores culturais de Taperoá, vem realizando para que Antônio de Sousa Salviano, continue apresentando ao público essa manifestação cultural, que há 65 anos é uma tradição na cidade. A campanha vem ganhando força, de empresários locais de Taperoá e de representações culturais de toda Paraíba. O reconhecimento e a divulgação dessa tradição carnavalesca do Bumba Meu Boi que é levantada pelo Mestre Antônio.

Presente e resistente às adversidades, o Boi de Carnaval, como também é conhecido, é referência para a cultura e arte da cidade de Taperoá.  De acordo com a pesquisa da antropóloga taperoense Érika Catarina o Bumba Meu Boi é um brinquedo popular que era recorrente na cidade. O Mestre Antônio foi sendo reconhecido pelos habitantes como um conhecedor da cultura popular e festiva recebendo convites para se apresentar em João Pessoa e Recife.                  

                                                                                                                                Jonas dos Santos                                                                                                                                                                                                                                                                                   

Fontes:                                                                                                                  

Mestre de Cultura Popular de Taperoá, Antonio de Souza Salviano – taperoa.com

Último mestre do Boi-bumbá da Paraíba — A União – Jornal, Editora e Gráfica (auniao.pb.gov.br)