Localização: Sousa – PB
Ano de Criação: 2019
Organização: Secult – PB
Programação: apresentações de dança, exposição gastronômica e artesanal
Idealização: Governo da Paraíba
O Festival de Cultura Cigana é um evento especialmente elaborado pelo Governo do Estado da Paraíba, para homenagear a comunidade cigana estimada em 5 mil pessoas, distribuída por 27 municípios paraibanos. O Dia Nacional dos Povos Ciganos é comemorado em 24 de maio, dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal do povo cigano, havendo comemorações pela comunidade em diversas partes do estado.
O evento é uma realização da Secult – PB (Secretaria de Estado da Cultura) em parceria com a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Prefeitura Municipal de Sousa e Ministério Público Federal. O Festival ocorre na Praça Bento Freire, sempre sendo realizado no mês de maio, no dia 24 ou numa data próxima a esse dia. A comunidade cigana de Sousa se instalou por lá em 1984, o evento reúne os moradores dos três ranchos que fixaram moradia em Sousa, além de representantes de comunidades de outros municípios do estado.
A Secult – PB é a responsável pela gestão do festival, desde 2019, quando o evento foi criado, nos de 2020 e 2021, por conta do risco de contaminação pela pandemia de COVID-19, o evento foi cancelado, só retomado a programação cultural de Sousa em 28 de maio de 2022, sendo a sua 2ª edição após dois anos de interrupção. Entre os representantes ciganos estavam Nestor, Chico Cigano, Ronaldo Carlos, Maxilânia, Bozano, Reis, Sidnei, Juma, Jesus e Leonardo. É também por intermédio da Secult – PB, que foram retomados dois outros festivais, o Quilombola e o Indígena, ambos seguem o mesmo conceito, de divulgar, preservar e fortalecer a cultura e as artes desses povos.
Segundo dados do IBGE, a população cigana do Brasil é estimada em 800 mil pessoas, a maioria segue um estilo de vida nômade, no estado da Paraíba, dos 27 municípios paraibanos com registro de comunidades ciganas, Sousa possui a maior concentração, uma das organizadoras do evento e conhecedora da cultura cigana, Mariah Marques, gerente de Articulação Cultural da Secult – PB, afirmou o compromisso do Governo do Estado de trabalhar em benefício dessas comunidades, entender a importância da preservação cultural cigana.
Um evento que divulga e valoriza a autoafirmação dos povos, sua identificação e história. Com a realização de festival como este, a Paraíba está reafirmando sua política de diversidade étnica. Os ciganos foram incorporando hábitos e costumes das regiões que habitavam, no entanto, é possível encontrar traços comuns em todas as comunidades ciganas. Exercendo atividades que poderiam ser desempenhadas em qualquer lugar.
Na cultura cigana tradicional, as mulheres desempenham funções como costureiras, rendeiras e artistas, praticam a leitura das mãos e de cartas de baralho, predizendo o futuro de pessoas que buscam por uma consulta, uma característica que sempre identificou os povos ciganos e que fez crescer uma imaginação mística em torno deles. A transmissão de valores que são passados de geração em geração como fidelidade à família e ao clã, casamentos entre si, são outras características marcantes da cultura cigana.
Jonas dos Santos
Referências
https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/sousa-festeja-hoje-dia-do-cigano