O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 14/03/2023

Benjamin Pessoa

Advogado, desembargador e político.
Data de publicação: março 14, 2023

Naturalidade: Bananeiras – PB

Nascimento: 01 de novembro de 1858 // Falecimento: 28 de Maio de 1928

Atividades profissionais: advogado, desembargador e político.

Filho do fazendeiro Antônio Targino de Freitas Pessoa e de dona Francisca Cruz de Freitas Pessoa, Benjamin nasceu no ano de 1858, na cidade de Bananeiras, interior do estado da Paraíba. Ali realizou seus primeiros estudos. Na adolescência foi para Recife onde efetuou os estudos preparatórios para ingressar na Faculdade de Direito e formou-se  por esta instituição no curso de Ciências Jurídicas e Sociais.

Benjamin foi convicto abolicionista e republicano e por estas causas revelou-se fervoroso propagandista. Em 1891 transferiu-se  para a cidade de Antonina, litoral do Paraná, para ocupar o cargo de promotor público e nesta cidade exerceu também o cargo de juiz de direito, bem como, tempos depois,  foi transferido para o mesmo cargo, mas agora então na cidade de Campo Largo.

Após o falecimento de Joaquim de Almeida Faria Sobrinho, seu sogro, Benjamin afastou-se da magistratura civil para seguir a magistratura militar, ocupando o cargo de auditor de guerra, cargo este exercido justamente pelo sogro recém-falecido. Nesta função foi transferido para Porto Alegre e após alguns anos no Rio Grande do Sul, retornou para o Paraná, ele também foi deputado estadual, ocupando uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná , tendo sido  convidado para disputar uma vaga para a Assembleia Nacional, mas não aceitou  o convite. Benjamim Pessoa faleceu no dia 28 de maio de 1928, na cidade de Curitiba e em agosto de 1988 a capital paranaense prestou-lhe uma homenagem ao batizar uma das vias de Curitiba de Rua Desembargador Benjamin Américo de Freitas Pessoa.

Sandra da Costa Vasconcelos

Referências:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/paraiba/benjamin_pessoa.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Pessoa