O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/03/2023

Giovanna Veras

Tatuadora e artista de aquarela, tela e mural.
Data de publicação: março 20, 2023

Naturalidade:  Cajazeiras – PB

Nascimento:  29 de Maio de 2003

Atividades artístico-culturais:  Tatuadora e artista de aquarela, tela e mural.

Instagram: @giovannatatua

Giovanna Veras é artista e reside em Cajazeiras, Alto Sertão paraibano. Trabalha principalmente com tatuagem, mas também produz mural, tela e aquarela. Ela já experimentou outros meios artísticos, como o teatro e o bordado e cursa biologia na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Começou a tatuar com 17 anos, no meio da pandemia, quando percebeu que a tatuagem era uma vertente artística em que não tinha se aventurado e nessa época já tinha conhecimento artístico por trabalhar com arte.  Giovanna treinou por meses, fez cursos de tatuagem e abriu um estúdio pequeno, mas como estava na pandemia, foi difícil mantê-lo aberto. Por isso, ela começou a atender seus clientes em casa, em um quarto que transformou em estúdio e continuou assim.

Desde que iniciou na profissão de tatuadora seu objetivo sempre foi trabalhar com artes autorais. Gosta muito de elementos da natureza e os usa com maior intensidade nas suas artes, como animais, plantas, e principalmente os elementos da Caatinga, já que fazem parte do seu cotidiano. Esses elementos tornam sua arte mais orgânica no corpo, pois é possível fazer encaixes diferentes e que fluem melhor no corpo.

Para Giovanna a tatuagem é uma responsabilidade muito grande, pois deixa uma marca na vida de quem recebe a arte, suas tatuagens são carregadas na pele por várias pessoas, viajam e acompanham quem recebeu aonde for.

Por mais que tenha enfrentado o nervosismo no início do processo de aprendizagem de tatuagem, esse sentimento não a atrapalha mais e ela passou a se divertir tatuando, por isso gosta do barulho da máquina, de sentir a variação da vibração e sentir a tinta entrando na pele.

Giovanna foi acolhida pela família quando decidiu seguir o caminho artístico, mesmo com os desafios que o artista enfrenta no Brasil, ela continua se permitindo viver a experiência que é ser artista.

Amanda Vasconcelos

Fonte: 

Entrevista concedida por Giovanna Veras a Amanda Vasconcelos no dia  2 de março de 2023.