Município: Taperoá – PB
1ª edição: 2022
Instagram: https://www.instagram.com/festcine_taperoa/
O Festival de Cinema de Taperoá (Festcine), é realizado pela produtora e diretora taperoaense Bebel Lélis. Tem como objetivo trazer para o cenário local produções audiovisuais regional e nacional a fim de realizar debates, exibições, premiações, oficinas, exposição de arte e artesanato local e passeio turístico e histórico pela cidade de Taperoá.
Conta com o incentivo da Cagepa juntamente com a Secretaria de Estado da cultura (Secult-PB) através da chamada pública Festivais de Audiovisual da Paraíba em 2020, possuindo também o apoio da Prefeitura Municipal de Taperoá, Universidade Leiga do Trabalho (ULT), Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD) e Restaurante Castelo do Reino.
As oficinas aconteceram nas escolas municipais, em parceria com a secretaria de educação e cultura de Taperoá. A oficina de Xilogravura foi realizada pelo artista local Arnilson Júnior e a oficina de Stencil pelo artista local Jones Oliveira, sediada na base do projeto Os Sertões que disponibilizou o espaço. A cada noite de exibição aconteceu apresentação de uma atração cultural e a exposição “Taperoaenses em Foco” sob curadoria de Felipe Sérvulo, composta de artistas locais e convidados.
Os filmes das mostras competitivas Troféu Chã da Bala, Troféu Batalhão e Troféu Rainha do Cariri foram premiados na última noite do festival, e também teve uma mostra não competitiva Amigos do Festival. Ocorreu o lançamento do documentário “O Homem da Memória”, primeiro episódio de um uma série documental sobre o homenageado da edição, Balduíno Lélis, Taperoaense que em muitas de suas trajetórias foi ator e produtor, envolvido em várias produções incluindo o primeiro longa-metragem de ficção da Paraíba “O Salário da Morte” de Linduarte Noronha.
Maiara Alves
Fontes:
https://boomnamidia.com.br/festcine-taperoa-tera-oficinas-e-exibicao-de-filmes-em-abril/
https://bafafanoticias.com.br/festcine-taperoa-comeca-quinta-com-oficinas-e-exibicao-de-filmes/