O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/05/2023

Maria Cangaço

Maria Cangaço é uma loja localizada na praia do Jacaré que comercializa produtos com estampas voltadas à cultura nordestina e que brincam com a cultura pop em geral. 
Data de publicação: maio 6, 2023

Site: https://mariacangaco.com/ 

Instagram: @mariacangaco 

Facebook: https://www.facebook.com/MariaCangaco 

E-mail: mariacangaco@gmail.com 

Contato: (83) 99670-6377

Criada em 2 de Novembro de 2012, Maria Cangaço é uma loja localizada na praia do Jacaré que comercializa produtos com estampas voltadas à cultura nordestina e que brincam com a cultura pop em geral. 

O empreendimento começou com o nome de “Maria Fuxico” e vendia sacolas de tecido no mesmo local, mas não gerou lucro por ser um item repetitivo no comércio da praia. Então, com a necessidade de criar algo diferente, surgiu a ideia do enfoque na mescla entre cultura nordestina e cultura pop, com a primeira coleção sendo de artistas cangaceiros.

Essa coleção, ainda disponível, é o carro chefe da loja, trazendo variadas estampas com artistas e personagens do mundo inteiro, como por exemplo: Michael Jackson, John Lennon, Frida Kahlo, David Bowie, Raul Seixas, Carmem Miranda, turma do Chaves e  diversos outros com detalhes nordestinos, especialmente o clássico chapéu de cangaceiro e cactos. Ainda vale mencionar as estampas com expressões nordestinas.

As mesmas estampas são usadas para produtos como camisetas, almofadas, placas decorativas, imãs de geladeira, bolsas, lixeiras para carro e máscara de dormir.

A loja fica aberta todos os dias da semana das 14h às 19h, ambientalizado com músicas, que carregam muita cultura nordestina e regionalidade, a playlist dessas músicas também está disponível no instagram da marca

O propósito da marca, segundo a responsável pelo Maria Cangaço, Thaís Araújo, é espalhar a cultura nordestina por os quatro cantos do mundo, de forma moderna e descontraída, para facilitar o acesso das pessoas e diminuir a distância e o abismo cultural entre as pessoas dos demais estados do país. E com isso, passar elas o calor nordestino, a receptividade e a alegria das cores, ser reconhecidos como nordestinos, como pessoas que valorizam e amam sua cultura, que trabalham, que estudam e que vivem normalmente como as outras pessoas de outras regiões. Afinal,  nosso maior bem é a nossa cultura!

Ana Paula Anjos

Fonte: Entrevista com Thaís Araújo de Paiva cedida à Ana Paula Anjos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *