O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Quem foi Zé do Norte, homenageado do 6º Festival de Música da Paraíba

 Amanda Vasconcelos

Acontece hoje (03), às 20h,  a final do 6º Festival de Música da Paraíba, no Espaço Cultural José Lins do Rego, onde 14 composições disputam o grande prêmio de R$ 10 mil. O artista homenageado da vez é o músico, compositor, poeta, folclorista, animador de auditório, declamador e escritor Zé do Norte. O Paraíba Criativa conta mais sobre a história dessa personalidade paraibana.  

Alfredo Ricardo do Nascimento, mais conhecido pelo seu pseudônimo ‘Zé do Norte’, nasceu em 1908 em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, e trilhou seu caminho musical por diversas rádios brasileiras. Foi contratado da Rádio Tupi e também da Rádio Transmissora Brasileira (atual Rádio Globo), além de ter passado pelas rádios Clube do Brasil, Guanabara e Fluminense. Nelas, o músico cantava, era declamador e também animador.

Alfredo Ricardo do Nascimento, o Zé do Norte, foi o homenageado.

Naná Garcez, diretora presidente da Empresa Paraibana de Comunicação(EPC), empresa responsável pela Rádio Tabajara que irá transmitir o festival, conta que a discografia do musicista transmitia a realidade do nordeste: “Zé do Norte era um artista de grande capacidade”. Algumas composições de Zé do Norte foram regravadas por outras figuras da cultura popular, como Maria Bethânia, Pena Branca e Xavantinho, Socorro Lira, Nana Caymmi, Marcus Lucenna e Xangai.

Além disso, em alguns de seus programas na rádio, Zé do Norte chegou a contar com a presença de um Luiz Gonzaga ainda desconhecido. Os dois eram parceiros musicais e também amigos.

De inegável importância para a música brasileira e principalmente para a cultura nordestina, Zé do Norte foi consultor do linguajar nordestino e também compositor no filme “O Cangaceiro”, de Lima Barreto (1953). Algumas de suas composições são ‘Lua Bonita’, ‘Meu Pião’, ‘Vaca Turina’, ‘No Bueiro da Usina’ e ‘Vaqueiro do Araripe’.  

Em suas canções, o cajazeirense ressalta o forró, o linguajar nordestino e letras que falam sobre costumes regionais. A música que o tornou mundialmente conhecido foi ‘Mulher Rendeira’, após ser incluída no filme “O Cangaceiro”. 

A final do 6º Festival de Música da Paraíba  será é aberta ao público e acontece na Praça do Povo do Espaço Cultural, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela Rádio Tabajara (FM 105,5 e e AM 1.110), pelos canais do Youtube da Rádio Tabajara e da Fundação Espaço Cultural – Funesc. Além disso, a TV Assembleia também estará transmitindo a final pelo canal aberto 8.2.

Serviço

Final do 6º Festival de Música da Paraíba

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa)

Data: 03/06 (sábado) a partir das 20h.

Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *