O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Campina Grande: Maior São João do mundo completa 40 anos

Fernanda Heloísa e Laura Moura

Há 40 anos acontecem as festividades de São João na cidade de Campina Grande. O que muito começou como uma festa improvisada, hoje carrega o título de Maior São João do Mundo.

O começo de tudo, em 4 de junho de 1983, é marcado pela simplicidade, quando em uma tentativa de unificar as festividades juninas que já aconteciam de forma avulsa em toda a cidade, o parque do povo nascia. Não com a mesma dimensão, mas no mesmo lugar: há 40 anos, o que hoje dá espaço à grande estrutura do Parque do Povo consistia apenas em uma palhoça improvisada e um piso de cimento simples dentro de um terreno baldio. 

A festa já nasceu com o slogan que carrega: mesmo sendo uma festa com características de amadorismo, já existia, desde a primeira edição, um letreiro com o nome “O maior São João do mundo”. Os muitos dias de festa também não são novidade, já que desde sua segunda edição, em 1984, a festa junina dura 30 dias.

Maior São João do mundo completa 40 anos. Primeira edição aconteceu em 1983. Imagens: reprodução.

Assim, a fama do São João campinense crescia cada vez mais. Em cinco anos de realização, a festa já estava incluída no calendário turístico do Brasil, e em dez, uma estrutura totalmente diferente já tomava o lugar da antiga palhoça. O Parque do povo cresce e se moderniza a cada ano, e atualmente, de acordo  com o corpo de bombeiros, comporta com segurança cerca de 57 mil pessoas. 

Outra característica forte da festa são as atrações musicais. Ao longo dessas quatro décadas, Campina deu voz a milhares de artistas locais, por exemplo, um dos artistas que tocou na primeira edição e viu, de cima dos palcos, a festa se tornar grandiosa foi o cantor Capilé. Além das vozes da própria terra, o São João de Campina também é conhecido por trazer atrações musicais famosas nacionalmente. 

40º edição do São João de Campina anima o mês de junho

Este ano, em uma comemoração com duração de 32 dias, o evento conta com mais de 90 atrações musicais. Pelos palcos, já passaram nos primeiros dias de festejo nomes consagrados da música brasileira como Chico César, Geraldo Azevedo e Flávio José, que dividiram a grande festa com as novas promessas musicais, como a artista paraibana Juliette e o cantor João Gomes. Ainda se apresentam este ano artistas como Elba Ramalho, Matheus e Kauan, Roberta Miranda, Fagner e Alceu Valença, prometendo grande diversão.

Chico César e Geraldo Azevedo abrem a primeira noite de shows do São João. Imagem: Reprodução/Internet. 

Junto das apresentações musicais, a edição deste ano terá como novidade o “Quadrilhódromo”, local criado para receber as tradicionais quadrilhas juninas com capacidade para recepcionar 700 pessoas. As apresentações dos grupos devem ser realizadas também no Parque do Povo em Festivais como Estrelas do Agreste e Estrelas de Campina, além da Etapa Agreste de Quadrilhas.

O maior São João do mundo desperta na população paraibana e nos turistas a vontade de viver essa experiência. A potiguar Yasmin Borges descreve a sensação de frequentar o São João de Campina Grande pela primeira vez: “Esse ano consegui vir pela primeira vez para o maior São João do mundo, gosto muito da parte tradicional, dos enfeites de chita e xadrez e das bandeirinhas. Apesar de cada vez mais elitizados, ainda sentimos toda a energia boa que um mês de junho traz”, conta.

Ela finaliza com um convite aos que ainda não viram a festa de perto: “Campina parece ser também a cidade certa pra que isso aconteça dessa forma pela organização que se dispõe a oferecer ao público, é acessível, apesar da multidão, é possível se divertir, é possível estar em família, com amigos, vir sozinha pra arrumar um par de jarro no forró. Gostei demais, e quem ama um são joão público que ainda não conhece, tem que vir pra ver.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *