Localização: Sapé – PB
Data de Fundação: 13 de outubro de 2021
Data de Posse dos Acadêmicos: 21 de setembro de 2022
Nº de Cadeiras: 40
Objetivos: resgatar, valorizar e fomentar a cultura literária, artística e cultural da região imediata do município de Sapé, Mari e Sobrado
A Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura (ASLAC) foi criada no município de Sapé durante o encerramento da semana em alusão ao poeta Augusto dos Anjos. A nova entidade prevê, além da criação da academia, o fomento e a propagação da língua portuguesa e da literatura brasileira, das artes e culturas nacional, regional e local. Ela foi consolidada pela Lei nº 1413/2021, de autoria do vereador Dayvid Mathias. A ASLAC foi criada com a união de um grupo de pessoas da cidade que sonharam com uma Instituição que incentivasse e reconhecesse os autores locais. A ideia foi abraçada pelo vereador, que transformou a iniciativa em um projeto de lei aprovado pela Câmara e que virou Lei Municipal. Durante o evento, foram nomeados os integrantes da Academia: a presidente, que também é diretora da Biblioteca Municipal Augusto dos Anjos, Ana Maria Almeida; o escritor Aroaldo Maia, que também estava representando a Academia de Cabedelo como membro efetivo; os ativistas culturais Manoel Batista e Sérgio Beltrão; as professoras Maria Selma e Nadja Cristiane, o professor Paulo Palhano, Severino Francisco e o diretor de Cultura do município de Sobrado, Edno Paulino.
Para a presidente da ASLAC, Ana Maria Almeida, a academia é uma forma de manter viva a memória de Sapé, om o propósito de perpetuar a memória patrimonial literária e cultural da cidade, sendo considerado um grande passo para a transcendência em desbravar, enaltecer e imortalizar a literatura, arte e cultura popular. Fazem parte da Academia as três cidades: Sapé, Mari e Sobrado, cidades irmãs na cultura. O secretário de cultura de Sapé, Kelson Ricardo, defendeu que a ASLAC promove o incentivo e o acesso à cultura a todos os cidadãos. Estiveram presentes no evento, o prefeito de Sapé, Major Sidney; o vereador Davyd Mathias; o secretário de Educação, Marcone Pessoa; o secretário executivo de Cultura, Kelson Ricardo; o presidente da Academia Paraibana de Letras, Ramalho Leite; o presidente da Academia de Letras de Guarabira, Padre Emiliano Camilo; o representante da Academia de Letras do Vale de Mamanguape, Cássio Marques; o membro do Instituto Histórico e Geográfico paraibano, Waldir Porfírio e os músicos Sapeenses Ivan Martins, Ocimar Santana e Matheus Mouzinho e a Diretora da Biblioteca Municipal de Sapé, Ana Maria Almeida.
A cerimônia de posse e diplomação dos acadêmicos fundadores da instituição ocorreu no dia 21 de setembro de 2022, sendo empossados 15 dos 40 acadêmicos de cadeira permanente, que de agora em diante carregam o título de Imortais. Dentre os escolhidos estavam professores, escritores, compositores, poetas, cineastas e ativistas culturais das cidades de Sapé, Mari e Sobrado que nos discursos de posse homenagearam e relembram o legado das personalidades que influenciaram e disseminaram a cultura popular e erudita na região. Ainda durante a sessão solene foram empossados quatro integrantes beneméritos e cinco membros correspondentes da Aslac. Também foi entregue a Comenda do Mérito Cultural Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos. A presidente da entidade, Ana Maria Almeida, reafirmou o compromisso da instituição em relembrar as expressões artísticas dos diversos segmentos culturais e projetou ações que a organização pretende promover.
A ASLAC também poderá servir para constituir um espaço para realizações de estudos e pesquisas artísticas, bem como de promoção de concursos, congressos, simpósios, projetos de leituras para escolas, além de servir como ponte para futuros intercâmbios. O evento ainda contou com a apresentação do instrumentista e acordeonista sapeense, Ivan Martins, que além de executar o hino nacional brasileiro, encantou o público presente com músicas regionais e internacionais. Estiveram presentes à sessão solene autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário das cidades que compõem a ASLAC, como também representantes da Academia Paraibana de Letras e de outras Casas Literárias. Fundada em 13 de outubro de 2021, tem como finalidade resgatar, valorizar e fomentar a cultura literária, artística e cultural da região imediata dos municípios de Sapé, Mari e Sobrado.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://sape.pb.gov.br/academia-sapeense-de-letras-artes-e-cultura-diploma-academicos/