Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 8 de março de 1961
Atividade artístico-cultural: escritor, cronista
Atividade exercício-profissional: arquiteto
Formação Acadêmica: Bacharelado em Música pela UFPB (1981)
Obras Literárias: Bazar de Sonhos (2011) Cidadania, Justiça e Relações Sociais Contemporâneas (2014)
Instagram: https://www.instagram.com/germano_romero
Facebook: https://www.facebook.com/GERMANOROMERO
Site Oficial: https://www.germanoromero.com.br/
Contato: germanoromero@gmail.com
O arquiteto e escritor Germano Romero é filho do também escritor Carlos Romero, seu interesse pela literatura começou ainda na adolescência, em um ambiente repleto por um grande acervo literário, junto com seu único irmão, ambos leram obras de escritores renomados como Érico Veríssimo, Cecília Meireles e Clarice Lispector. A sua família era pródiga no universo literário, seu avô José Augusto Romero além de seus tios o poeta Eudes Barros e o jornalista Alberto Romero foram autores de bons livros e poemas. Ele também é neto do arquiteto paraibano Clodoaldo Gouveia, uma referência do cenário urbanístico paraibano.
Como arquiteto, Germano tem quase 40 anos de experiência, pioneiro na expansão urbana do Altiplano Nobre, autor de projetos nas mais diversas áreas como Arquitetura Residencial Multi e Unifamiliar, Comercial, Institucional, Urbanismo, Interiores, Condomínios horizontais / verticais e Consultoria para as Construtoras. A área de atuação é ampla, abrangente e sempre balizada pela atenção, seriedade e profissionalismo no ato de projetar. Colaborador de jornais da cidade, assina colunas semanais no Correio da Paraíba e na A União, além de se manter sempre presente nas matérias de diversas revistas, portais, programas e entrevistas na TV. Com grande experiência em turismo internacional, Germano Romero costuma imprimir traços dessa inspiração nos projetos que assina com sua equipe, conhecida na cidade como “Forno Criativo”.
Além do gosto pela Literatura e Arquitetura, sua outra paixão é pela Música, sua mãe foi pianista e dava aulas de piano, já seu pai, Carlos Romero, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica da Paraíba, ambos eram apaixonados por música erudita. Aos 12 anos, Germano fez parte do Conservatório Paraibano de Música, um tempo depois integrou a Escola Anthenor Navarro. Aos 17 anos, ao concluir o ensino médio, teve que optar pela carreira em Arquitetura, pois naquela época ainda não havia o bacharelado em Música na UFPB, na qual diplomou-se posteriormente. Também criou e produziu, em vídeo, diversos programas e documentários turísticos e culturais, realizados em diversos países do exterior, sendo veiculados a emissoras de TVs locais, durante vários anos, com grande repercussão no meio jornalístico e na população em geral, aplaudidos com manifestações registradas em diversos meios de comunicação, inclusive de profissionais e jornalistas ligados à arte cinematográfica.
Em 2019, Germano anunciou em texto enviado ao Portal WSCOM que pretendia concorrer a vaga de seu pai, Academia Paraibana de Letras, lembrando da possibilidade de suceder a Carlos Romero, como imortal da APL. Porém, o empresário Roberto Cavalcanti, do Sistema Correio de Comunicação, foi eleito como o mais novo integrante da APL, Roberto recebeu 28 votos dos acadêmicos, Germano ficou em segundo lugar, com cinco sufrágios, seguido pelo ex-senador Ney Suassuna, com apenas dois votos. A disputa se deu em torno da cadeira de número 27, que era ocupada por Carlos Romero, que tem como patrono o Padre Francisco João de Azevedo Júnior e fundador, Lauro Lyra Neiva.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.facebook.com/GERMANOROMERO
https://germanoromero.com.br/germano-romero/
https://www.heldermoura.com.br/roberto-cavalcanti-e-eleito-para-a-academia-paraibana-de-letras/