Amanda Vasconcelos
O cantor e compositor paraibano Titá Moura foi selecionado para participar da 53º edição do Festival Nacional da Canção na cidade de Coqueiral no dia 11 de agosto, em Minas Gerais. Além dele, a paraibana Madu Ayá também foi selecionada para participar do Festival.
Titá Moura é um músico, percussionista, cantor e compositor paraibano, algumas de suas canções são Nêga, Livre Feira Livre, Farinha de Pó de Estrelas e Encaixe. No Festival, o cantor representa a Paraíba com a canção “Coador de Pano”. Segundo o artista, essa música fala sobre o desamor, o desamparo e a ruptura do que fica e sobre o que resta depois de uma desconexão e ruptura amorosa.
“É uma canção que tem a sua imagética muito pautada em elementos do cotidiano, desse suposto casal imaginado na canção como eu líricos. A canção atravessa esses elementos quase que triviais tentando dar um caráter poético. O coador de pano é um desses elementos metaforizados. Ela tem uma atmosfera muito visceral na forma de cantar e tocar”, conta o artista.
Conhecendo o caráter transformador e abrangente do Festival Nacional da Canção, Titá Moura afirma que o Festival revela muitos artistas que são projetados para a cena brasileira e também ocupa um lugar de resistência, pois ele abrange esse recorte mais amplo da cena brasileira. Diversos artistas que passaram por esse festival conseguiram ser projetados e ganharam notoriedade nacional: “É um festival que impacta a cena independente do país todo. É um festival descentralizado”.
“Irei defender com muita determinação. Eu e meu violão. Acho que essa será a proposta da minha apresentação, essa nudez, para que o texto da canção apareça com muita força e ênfase”, conta Titá Moura.
Festival Nacional da Canção
O Festival Nacional da Canção tem como meta estimular e difundir as convicções da música brasileira com a participação de compositores, intérpretes e instrumentistas. Com o surgimento em 1971, o festival abriu portas para renomados músicos e compositores brasileiros, sendo entregue aos vencedores o troféu Lamartine Babo.
Neste ano, acontece a 53º edição do Festival em Minas Gerais, nas cidades Perdões, nos dias 4 a 5 de agosto, Coqueiral, nos dias 11 e 12 de agosto, Três Pontas, nos dias 18 e 19 de agosto, Nepomuceno, nos dias 25 e 26 de agosto, Elói Mendes nos dias 1 e 2 de setembro e Boa Esperança, nos dias 7,8 e 9 de setembro.
Em 2020 e 2021 o Festival aconteceu pelo formato on-line devido à pandemia, porém no ano de 2022 as apresentações musicais e culturais voltaram a ser presenciais.