O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/08/2023

Warcursed

Banda de Death/Thrash Metal.
Data de publicação: agosto 1, 2023

Ano de Criação: 2004 (como “Post Mortem”)/ 2010 (como “Warcursed”)

Local de Origem: Campina Grande-PB

Gênero: Death/Thrash Metal

Integrantes: Luciano Miranda – bass, vocals (2014 –)

Richard Senko – guitar (2004 –)

Eduardo Victor – guitar (2011 –)

Marsell Senko – drums (2004 –)

Spotify: Warcursed

Instagram: @warcursed

Canal no Youtube: WarcursedOfficial

Inicialmente criada como banda cover do Megadeth, a “Warcursed” foi formada em 2004, em Campina Grande – PB. Após a saída de Henrique Melo, até então vocalista do grupo, e criação das primeiras composições autorais, surgiu o desejo de formar uma banda original. Na época a formação era composta por Jean Sauvé (baixo), Richard Senko (guitarra) e Marsell Senko (bateria), além de Alan Cruz (guitarra) e Glauber Ancelmo (vocais), e, de 2004 a 2010, o quinteto se chamava Post Mortem.

Em 2006, a banda deu início às gravações da sua primeira demo “ Gates of War”, entretanto nunca foi a público. Os primeiros anos foram momentos intensos para o grupo, com mudanças na sua formação e ainda diversas apresentações na Paraíba, em João Pessoa e Campina Grande, e também nas regiões próximas, com shows em Recife – PE e Juazeiro – BA.

Em 2010, a sua formação foi definida após a saída dos integrantes Alan Cruz e Glauber Ancelmo, por motivos pessoais, e ingresso de Eduardo Victor (guitarra) e Jean Sauvé (vocalista), compondo, assim, um quarteto. Foi então que, naquela época, a banda mudou de nome, assumindo “Warcursed”, pois preferiam algo que se relacionasse apenas com o grupo.

Em 2011, após adquirir mais experiência, a banda retorna aos palcos realizando uma série de shows no Nordeste brasileiro e iniciando as gravações do seu primeiro álbum: “Escape From Nightmare”. Trazendo grandes referências do Death e Thrash Metal, o disco aborda temas líricos focados em problemas sociais envolvendo guerras, religião, insanidade e problemas existenciais.

Em 2012, quando o disco foi oficialmente publicado, de forma independente, a banda realizou extensas turnês estreando em diversos festivais como Grito Rock, Festival Mundo,  Palco do Rock, Rock Cordel, Festival Dosol, Encontro da Nova Consciência e Titãs do Metal, pela Paraíba e região. A turnê “Escape from Nightmare” foi reconhecida pelo público e crítica, que elogiou suas produções. O álbum reflete a evolução técnica de seus integrantes, além de valorizar o Heavy Metal paraibano e sua influência na localidade.

Apontada como uma das principais novas bandas do metal brasileiro, a Warcursed segue fazendo história. Em 2014, publicaram “The Last March” que foi considerado um dos 25 melhores álbuns da América Latina do ano, pelo site Latin American Headbangers. Com capa feita pelo artista Marcelo Vasco, a obra surge mais agressiva e “madura”, relacionando cada estágio da morte à manipulação do ser humano e sempre afirmando a autenticidade e identidade do grupo. 

A banda ainda produziu o disco “Stages of Death (2017)” e o single “Splatter on the Road (2018)”. Além disso, o grupo também realizou diversos shows ao lado de grandes nomes do metal brasileiro, como Sepultura, Krisiun, Ratos De Porão, Claustrofobia, NervoChaos, Torture Squad e outras importantes bandas internacionais como Amon Amarth, Abbath e Encantamento.

O Warcursed continua divulgando seus trabalhos, sendo protagonista na cultura do Heavy Metal paraibano.

Laura Moura

Fontes:

https://whiplash.net/materias/cds/274183-warcursed.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Warcursed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *