Ano de Criação: 2011
Local de Origem: Campina Grande – PB
Gênero: Death Metal
Integrantes: Thiago Macedo – bass, vocals (2011 –)
Jairo Tellys bass (2011 –2015), guitar (2015 –)
Netão Guimarães – drums (2011 –)
André Luiz – guitar (lead) (2018 –), bass (2020 –)
Pedro Rot – bass (2021 –)
Spotify: Venomous Breath
Instagram: @venomousbreath
Canal no Youtube: Venomous Breath
Formada em 2011, a Venomous Breath é uma banda Death Metal Old School criada em Campina Grande – PB. Inspirada em grupos como Autopsy, Entombed, Death, Venom, Bathory e outros, ela busca inovar o gênero misturando gostos musicais tanto dentro quanto fora do metal.
Com a formação inicial do trio Thiago Macêdo, Felipe Rodrigues e Jaime ‘Netão’ Guimarães, parte do grupo (Felipe e Netão) já participava da finada “Ataque Violento”, que na época coexistia com a Venomous. Ambos surgiram a partir de vínculos de amizade que, além de tocarem, tinham a paixão pelo gênero musical em comum. À medida que a banda conquistava os palcos e se destacava cada vez mais no repertório metaleiro do público, a Ataque Violento foi ficando de lado e, pouco a pouco, perdendo o seu espaço. Até que a Venomous assumiu o controle e se tornou a banda principal, extinguindo a originária.
Os integrantes possuem um estilo musical eclético, tanto dentro quanto fora do metal e seus subgêneros, assim o grupo procura revelar sua essência através de composições mais complexas e com diversas referências, sempre construindo uma atmosfera sombria e arrepiante por meio de técnicas musicais.
Com uma rica discografia a banda possui 3 discos: “Et Víscera Sanguis (2014)”, com 8 faixas, “Svb Vmbra Occvltorvm (2020)”, com 10 e “Live in Helmond (2022)”, show captado durante a Funeral Rites Europe Tour 2016 durante evento em Helmond, na Holanda. Além disso, eles também produziram o single “The Beauty of Suffering (2020)”, que com arranjos ferozes reflete sobre o sofrimento humano a partir de uma perspectiva profunda e mística.
Atualmente a banda segue com suas produções, trabalhando no futuro terceiro álbum que está finalizando a pré-produção para gravação. “As expectativas são as melhores, assim que lançarmos o álbum não queremos esperar muito tempo pra cair na estrada, a gente quer voltar a fazer turnês e encontrar o pessoal do Brasil […] desejamos que eles possam aproveitar o máximo possível do disco novo, estamos ansiosos para rever a galera e festejar nos shows. Celebrar a vida e a morte”, conta André Luiz, guitarrista e baixista da Venomous.
Laura Moura
Fontes:
https://www.metal-archives.com/bands/Venomous_Breath/3540379283
Entrevista cedida à Laura Moura em 07/08/2023