Amanda Vasconcelos e Sandra da Costa Vasconcelos
A Paraíba sedia pela primeira vez a Expo Favela Innovation, ação que conecta asfalto e favela através do empreendedorismo e da inovação. O evento acontece nos dias 22 a 24 de setembro no Espaço Cultural, em João Pessoa e oferece palestras, rodadas de negócios, shows, pitches, conferências, mentorias, debates, cursos, shows, filmes e desfiles.
Participam deste evento empreendedores de favela, periferia ou comunidade que desejam mostrar seu trabalho. As etapas regionais da Expo Favela Innovation devem acontecer ainda em outros 20 estados. Já a etapa nacional acontece em São Paulo, de 01 a 03 de dezembro.
A presidenta nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Kalyne Lima afirma que haverá uma curadoria para os projetos, idéias e negócios inscritos: “Teremos 50 selecionados que estarão na Expo Favela Paraíba e desses, teremos 10 finalistas que vão representar a Paraíba na expo nacional em São Paulo, de 01 a 03 de dezembro. Eles terão passagens aéreas e hospedagens por conta do evento”.
Entre as participações confirmadas estão Elaine Caccavo, diretora nacional da CUFA- Central Única das Favelas e CEO da Agencia de Live Marketing in Favela. Elaine irá palestrar sobre mercado, empreendedorismo na favela e mulheres potentes. Mikaelle Farias, ativista pela justiça climática e estudante de engenharia de energias renováveis, também está confirmada e falará sobre ativismo e justiça climática na Expo Favela.
Outras participações são as de Juce Sebastião, pesquisadora, professora e empreendedora que fará workshops sobre beleza capilar afro. O Podcast Xablau, que aborda conteúdos de cultura de com conversas genuínas, Raul Santiago, ativista e empreendedor que falará sobre comunicação, empreendedorismo e ações sociais a partir da favela. Além de Grazi Mendes, executiva, professora e ativista que falará sobre educação antirracista e Luana Flores, artista paraibana independente que fará o show de encerramento no dia 24 de setembro.
Com uma população de quase 18 milhões de pessoas, as favelas brasileiras movimentam mais de R$ 202 bilhões por ano. Segundo a Data Favela, 90% dos moradores desses territórios já empreenderam a fim de movimentar sua renda. Estes números mostram o grande potencial de produção de riqueza da favela e como a população negra pode e deve ser protagonista desta construção.
Sendo uma feira de negócios que traz visibilidade aos empreendedores e startups da favela, comunidade, quilombo ou comunidades originárias, a Expo Favela Innovation Paraíba é uma oportunidade de destacar as produções e inovações da economia criativa. Para os que se encaixam nesse perfil e desejam participar com seu empreendimento, as inscrições estão abertas e são feitas pelo site paraiba.expofavela.com.br.