Naturalidade: Santa Luzia – PB
Nascimento: 1980
Atividade artístico-cultural: Poeta, Escritor e Cronista
Atividade exercício-profissional: Professor, Radialista e Jornalista
Formação Acadêmica: Letras e Jornalismo pela UEPB; Pedagogia pela UFPB
Obras Literárias: Poesia Sem Rumo, Rumo Sem Pros; Confusos Ensaios Filosóficos Sobre A Vida, O Amor E O Nada; Ensaios, Ideias E Reflexões; Crônicas Afetos e Reflexões; Crônicas de uma escola cidadã: da escola para a vida, a coragem de sonhar e transformar
Site: http://ronaldo-magella.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/rmagella
Ronaldo Magella é natural de Santa Luzia, hoje radicado em João Pessoa, formado em jornalismo e letras pela Universidade Estadual da Paraíba, também é formado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba, é ainda poeta, blogueiro, escritor e professor. Desde 1996 com 16 anos começou a escrever versos e crônicas, trabalha com rádio, assessoria de imprensa, faz palestras, para ele escrever é mais uma necessidade pessoal, fruto das leituras, reflexões, é necessário colocar tudo isso em algum lugar, e a escrita é o local ideal, por poder dizer o que sente pensa e quer, e quanto a crônica, por ser jornalista, foi o gênero que achou melhor de trabalhar.
Sempre trouxe dentro de si essa sensação ou ideia de que algum dia iria publicar seus próprios livros, sua vaidade é intelectual, era algo certo e definido, só não saberia quando, mas logo que entrou na faculdade, por volta de 20 anos, foi em busca de realizar essa peleja, e nove anos depois, aos 29 anos, encarou a coisa e publicou, um pouco que de forma espontânea, mas pelo sonho, necessidade do que pela qualidade, pois saberia que iria render outros frutos, como assim aconteceu, e os títulos foram ao sabor do acaso, como surgem muitas vezes os textos, pela inspiração.
Possui um blog pessoal que mantém desde 2012, onde faz suas divulgações, adora MPB, Rock, café, romance, paixão e café. Durante todo o ano de 2009 Magella escreveu diversas e variadas crônicas, mais 400 textos, sob os mais diversos temas, amor, medo, morte, paixão, desejo, universo digital, conflitos interpessoais, música, cinema e livros, sempre sob uma ótica reflexiva e filosófica, não perdendo em algumas oportunidades o bom humor e o pessimismo que envolve as relações humanas da atualidade.
Os livros, “Poesia sem rumo, rumo sem prosa”, “Ensaios, ideias e reflexões” e “Confusos ensaios filosóficos sobre a vida, o amor e o nada”, foram publicados por uma editora independente, a Ícone Comunicação, com sede em Brasília e representação em João Pessoa. Em 2021, lançou o livro “Crônicas de uma escola cidadã: da escola para a vida, a coragem de sonhar e transformar”, pela editora SF Editorial do Rio de Janeiro. O livro reuni textos, crônicas e reflexões da experiência do professor no modelo de Escola Cidadã Integral, implantado na Paraíba em 2016, Magella começou a escrever sobre o modelo em 2017, quando teve contato com ele na Escola Cidadã Integral Seráfico Nóbrega de São Mamede, e veio ao longo dos anos escrevendo e reunindo os textos, que agora foi transformado em livro.
Magella teve um de seus textos escolhidos para participar da Bienal do Rio 2023, o texto entitulado “Escrever Poesia”, faz parte do livro “Tudo é poesia da editora Lura, do Rio de Janeiro, que reúne outros poetas e escritores de todo o Brasil. Essa é a nova participação de Ronaldo Magella em coletâneas literárias nacionais, inserindo seus textos, juntamente com outros autores.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.divulgaescritor.com/products/ronaldo-magela-entrevista/