O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/08/2023

Adriano de Leon

Escritor, poeta e contista.
Data de publicação: agosto 28, 2023

Nascimento: 05 de Setembro

Atividade artístico-cultural: escritor, poeta e contista

Atividade exercício-profissional: Professor da UFPB de Ciências Sociais

Facebook: Adriano de León

Instagram: @adrianodeleon

Blog: adrianodeleon.blogspot.com

Adriano de Leon nasceu em Areia-PB e reside em João Pessoa – PB, onde é professor de Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba – Campus 1. Pesquisador de Magia e Religião. Publicou o livro de poemas Arcanos Maiores.

Graduado em Engenharia Agronômica, Mestre em Antropologia e Sociologia Rural pela UFPB e Doutor em Sociologia pela UFPE, Adriano de Léon é Professor Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB.

Com trabalho focado na defesa da diversidade humana e teoria dos gêneros, Adriano adota e defende uma escrita livre e sem regras, como ele mesmo define. É escritor, contista e colaborador do Ambiente de Leitura Carlos Romero. Seus contos possuem traços poéticos, são provocantes, estimulam à reflexão íntima e têm repercutido expressivamente entre os leitores, a exemplo dos mais recentes como “Muros e pontes”, “Isolados”, “Máscaras” e “Caneca rachada”.

“Toda escrita é uma escrita de si. Meus contos são sobre um ente universal, suas dores e glórias. Este ser solitário é o inconsciente aflorando, as tramas de um labirinto que chamo de “eu”. No que concerne à reflexão a partir da solidão, creio que este sentimento de estar só no mundo é muito necessário na construção de si. Nascemos sós e alguém nos acolhe e nos veste para a vida. No final, estamos também sós e mais uma vez alguém nos veste para a morte. Estas pessoas que nos vestem são a beleza da vida. São aqueles a quem amamos e que habitam nossas memórias mais fecundas. Permitir-se a solitude é, para mim, uma virtude.”

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes: 

https://www.carlosromero.com.br/2020/06/adriano-de-leon.html

https://beraderos.blogspot.com/2023/04/adriano-de-leon.html

https://periodicos.ufpb.br/index.php/caos/article/view/49348

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *