O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/09/2023

Clemildo Brunet de Sá

Escritor.       
Data de publicação: setembro 11, 2023

Naturalidade: Pombal – PB                                                         

Nascimento: 1 de agosto de 1949                                                    

Atividade artístico-cultural: Escritor                                                                 

Atividade exercício – profissional: Radialista, Jornalista e Blogueiro                          

Obras Literárias: Histórias do Rádio em Pombal (2014); Memórias & Legados (2017)        

Atividades como radialista e jornalista: gerente comercial na empresa Rádio Maringá AM de Pombal-PB (1982-1989); assessor de imprensa da Câmara Municipal de Pombal-PB (1990-1993); locutor de noticiários da Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras-PB (1993); diretor comercial da Rádio LIberdade 96FM de Pombal-PB (1993-2003); jornalista editor do jornal Alto Sertão de Pombal-PB (desde 2013)                  

Títulos e Homenagens: prêmio Diploma e Medalha Epitácio Pessoa concedido pela ALPB (Assembleia Legislativa da Paraíba) em 10 de junho de 2010; Medalha Mérito Jornalístico Assis Chateaubriand concedida pela ALPB em 7 de novembro de 2013                  

Site: http://www.clemildo-brunet.blogspot.com/               

Facebook: https://www.facebook.com/clemildo.brunetdesa                        

 Instagram: https://www.instagram.com/brunetdesa/                         

Twitter: http://twitter.com/clemildobrunet                          

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/clemildo-brunet-6b080a29/originalSubdomain=br

 YouTube: https://www.youtube.com/c/ClemildoBrunet1949

Nascido em Pombal­, no sertão paraibano, no dia 1 de Agosto de 1949, Clemildo Brunet de Sá é filho do casal Napoleão Brunet de Sá e Maria Brunet de Sá. Clemildo Brunet teve o primeiro contato com rádio em uma emissora clandestina instalada no primeiro andar do “Grande Hotel”.  Era a “Rádio Difusora de Pombal”, que pertencia a Nélson Guarda e a Luiz da Estação Ferroviária. Curioso, de repente se viu diante de uma mesa de som, assumindo a posição de controlista, hoje equivalente a Operador de Áudio.                                                

Em 1961 auxiliou aos propagandistas de porta de loja, cuidando da técnica sonora da difusora das “Lojas Paulistas” . No mesmo ano, com apenas 12 anos de idade, fez locução nos “Serviços de Alto Falante Difusora Maringá” de Raimundo Sacristão (Raimundo Lacerda). Em 1966, com 17 anos, montou sua própria emissora “A VOZ DA CIDADE”, que teve o seu destaque na formação de muitos profissionais que atuam hoje nos veículos de comunicação como: rádios, jornais, TVs e portais da web. 

Em 1968 instalou o serviço de Alto-falantes “LORD AMPLIFICADOR” que funcionava sob duas modalidades: Fixo e Volante, tendo servindo também de aprendizado para muitos outros profissionais que são destaques hoje, tanto na imprensa paraibana como em outras unidades da Federação. Versátil, Clemildo Brunet de Sá atuou no rádio em todas as “posições possíveis”. Foi Locutor, redator, comentarista, repórter e noticiarista. Foi correspondente durante dez anos do Jornal Estadual da Rádio Tabajara da Paraíba entre 1980 e 1990.

Ex-diretor comercial das Rádios Maringá AM e Liberdade 96 FM de Pombal. Passando ainda pela Opção 104 FM de Pombal e Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras exercendo, nesta última, suas atividades jornalísticas nos Programas Rádio Vivo e Trem das Onze. Pelos relevantes serviços prestados ao longo dos anos a radiofonia da Paraíba, recebeu o prêmio Diploma e Medalha “Epitácio Pessoa” a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Paraíba, no dia 10 de junho de 2010.

Em 7 de novembro de 2013, Dia do Radialista, recebeu outra Comenda do Poder Legislativo paraibano, a “Medalha Mérito Jornalístico Assis Chateaubriand” ­ em reconhecimento aos valorosos serviços prestados ao radiojornalismo do Estado da Paraíba. Clemildo Brunet é um dos precursores da Comunicação em Pombal, foi um dos fundadores do Jornal impresso “Alto Sertão”, além de colunista de vários sites, possui um blog de assuntos relacionados a política.

Como escritor, sua publicação mais recente é “Memórias & Legados” em 2017, que teve seu lançamento no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O livro conta a origem da família Brunet no sertão paraibano, descendência do naturalista francês, Louis Jacques Brunet. Sendo dividida em partes, onde os primeiros capítulos são dedicados à família. O livro teve como prefaciador o Professor e Escritor Francisco Vieira. Memoriais & Legados imprime também caráter saudosista denunciando estilo próprio do sentimento telúrico do autor que são transformadas em peças de exaltação a sua terra e a sua gente. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes: 

https://www.facebook.com/clemildo.brunetdesa?locale=pt_BR

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2016/08/gente-das-ruas-de-pombal-clemildo.html?amp=1

https://www.showdiario.com.br/noticias/entretenimento/231733/jornalista-da-cidade-de-pombal-lanca-livro-de-sua-autoria-na-universidade-federal-de-campina-grande.html

                                              

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *