Naturalidade: Santa Rita – PB
Atividade artístico-cultural: poeta, cronista e historiador
Atividade profissional: Graduado em História e Mestre em Ciências das Religiões
Instagram: @siellysson
Facebook: Siéllysson Francisco da silva
Blog: siellyssonfrancisco.blogspot.com
Siéllysson é graduado e licenciado em História pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em História do Brasil pela FIP, Mestre em Ciências das Religiões pela UFPB. Além da autoria do livro “Santa Rita: a herança Cristã do Real ao Cumbe “(Ed.Ideia), é também co-autor de outros trabalhos em livros.
Nasceu em Santa Rita-PB, onde ainda vive. Graduado em História pela UFPB, especialista em História do Brasil pela Faculdade Integrada de Patos, mestre em Ciências da Religião pela UFPB. em outras obras de autoria sua estão, “O lado negro da fé: irmandades de Santa Rita e Areia do século XIX, “Os mitos e suas abordagens” e Nudez – sombra e luz”.
Seus autores favoritos são: Karen Armstrong, Nietzsche, Fernando Pessoa, Mário Quintana, Durkheim e César Sousa, entre outros. Seus livros e estilo literário preferido: Histórica, autobiográfica, poética, sociológica e administrativa.
Livros:
-Santa Rita: A Herança Cristã do Real ao Cumbe
É um livro que trata da história desse município paraibano vinculada ao seu patrimônio histórico, onde denuncia o estado de abandono daqueles monumentos. “Enquanto outros estados aproveitam suas antigas construções para exploração turística, nós esquecemos a nossa herança colonial e condenados ao abandono completo”, desabafa o autor.
-O Lado Negro da Fé: Irmandade de Areia e Santa Rita do Século XIX
A obra mostra a participação dos negros no desenvolvimento e avanço do cristianismo na região. O autor conta que as irmandades católicas foram instituições católicas de fiéis leigos que, sob a orientação de um padre e de um regimento interno, formavam um coletivo religioso e social com compromissos. Com origem na Idade Média, entre os séculos XII e XIII, elas se propagaram por toda a Europa e chegaram também ao Brasil e à Paraíba. E como os negros, sem se desvincular totalmente de suas tradições, foram se adaptando, ao modo deles, com essa nova realidade religiosa.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
https://culturapopular2.blogspot.com/2010/03/siellysson-francisco-da-silva.html
https://beraderos.blogspot.com/2023/04/siellysson-francisco-da-silva.html