Laura Moura
O programa de extensão da UFPB, ‘Café Cultural da Paraíba’, reinicia seus encontros com a participação da diretora da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, no dia 18/10, às 14h. Com o intuito de apresentar temáticas sobre a diversidade artístico-cultural paraibana, a nova equipe estreia em grande estilo com direito a cerimônia de abertura, troca de conhecimentos e, claro, um momento para perguntas e discussões sobre o tema. Realizado no Auditório da Superintendência de Orçamento e Finanças – SOF (Prefeitura da UFPB), o encontro busca atingir a comunidade acadêmica promovendo aprendizados e instigando os pontos apresentados de forma livre e aberta.
Coordenado atualmente por PS Carvalho, o projeto foi criado com o intuito de fomentar a valorização da cena paraibana através de encontros mensais com convidados que variam desde pesquisadores e intelectuais a artistas de grande influência na área. As conversações terão a duração máxima de uma hora e ocorrerão em espaços previamente reservados dentro da UFPB. Iniciarão às 14h, nas terças, quartas ou quintas-feiras, dependendo da disponibilidade do convidado e da agenda do local escolhido. Além de PS, a equipe é formada por: João Víctor Cavalcanti (bolsista), Sandra Vasconcellos e Kenidy Santana (voluntários), e , claro, com parceria do Paraíba Criativa, que publicará todo o conteúdo da reunião presencial em suas redes sociais, como Instagram e YouTube.
“A importância do projeto é imensurável, pois além do encontro presencial, serão realizados os registros em vídeos que depois serão postados nas plataformas, potencializando o alcance das informações e aprendizado”, conta o coordenador.
Como primeira convidada, Naná Garcez é referência no universo da comunicação. Bacharela em Comunicação Social, na área de Jornalismo, em nível de graduação, pela UFPB (1982), Garcez possui uma carreira concisa, com nomes como o jornal A União e TV Cabo Branco em seu currículo. Com especialização em Redação Jornalística, pelo Centro de Ensino e Pesquisa (C&E), vinculado a Universidade Potiguar (UnP), ela tem também pós-graduação em Comunicação na linha de Mídia e Cotidiano com estudo sobre sistema público de comunicação em análise sobre o Jornal A União, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Além disso, Naná é coordenadora editorial da Supermídia Comunicação, sendo editora da Revista Edificar e de outras publicações segmentadas e corporativas como a Revista AMPB (Associação Médica da Paraíba), Viver Bem LMF Andrade Marinho, Revista do Sinduscon, Revista do HNSN (Hospital Nossa Senhora das Neves) e Revista do Fisco.
Atualmente diretora da Empresa Paraibana de Comunicação S.A.- EPC, Naná Garcez promete entregar um encontro instigante com a equipe, marcado pela fluidez das reflexões culturais e disseminação de conhecimentos. Além desta reunião no dia 18/10, haverão muitas outras no decorrer dos próximos meses que trarão diversos convidados para agregar com uma pluralidade de pensamentos, falas e experiências de vida.
“Se eu fosse aluno dos cursos não perderia nenhum desses encontros, pois traremos sempre pessoas de comprovada atuação no meio cultural, que passarão suas habilidades e permitirão a participação do público presente. Além disso, os alunos regularmente matriculados na UFPB terão direito a certificado através de inscrição prévia no SIG Eventos”, conclui PS Carvalho.
Além dos alunos, as inscrições também podem ser feitas pela comunidade externa a UFPB, através do SIGAA, até dia 17 de outubro.