Naturalidade: Cuité – PB
Nascimento: 1959
Atividade artístico-cultural: cantor e poeta
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100047743037188
Raimundo Caetano nasceu em 1959 na cidade de Cuité (PB). De seus sete irmãos homens, todos passaram pela cantoria de alguma forma, alguns deles tendo seguido a profissão de violeiro. O pai era agricultor, mas também foi cantador e a casa dele estava sempre cheia, servindo, inclusive, de hospedagem para os artistas. Com o irmão Titico (Francisco), Raimundo brincava com traves de porta, fingindo que eram violas. Devido às adversidades trazidas pela seca de 1970, sua família mudou-se de Cuité para Solânea (PB), onde Titico e ele, com 14 e 10 anos, respectivamente, começaram a cantar nas feiras.
Na época, a dupla de irmãos cantava Mourão Malcriado. As crianças ficaram tão conhecidas na localidade que muitas pessoas pediam permissão ao pai dos meninos para levá-los para cantar. Raimundo já participou de mais de 200 festivais, tendo também discos gravados, e foi apelidado “Arquiteto do Repente”, pela construção sofisticada de seus improvisos.
Em 2018, Raimundo participou do projeto “Cantoria no Museu” , realizado no MAPP (Museu de Arte Popular da Paraíba), às margens do Açude Velho, em Campina Grande. O projeto cultural objetiva exibir o trabalho dos repentistas já aclamados na região e também o daqueles que estão iniciando no ofício, juntamente com o poeta e cantor pernambucano Luciano Leonel e da apresentação do poeta Iponax Vila Nova.
Em 2021 participou do projeto ‘De Repente na Rede’ é uma versão alternativa ao ‘De Repente no Espaço’, que foi suspenso em março de 2020, devido às restrições sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19. O projeto é exibido pela Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), além de Raimundo Caetano, a atração prestou homenagem a outros três poetas repentistas nordestinos, Fabiane Ribeiro (MA), Rangel Junior (PB) e Guilherme Nobre (CE).
Atualmente, Raimundo reside em Caruaru (PE), ele se destaca como um dos maiores repentistas de todos os tempos, é conhecido pela grande participação em festivais regionais e nacionais e foi premiado em vários deles.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://portalcorreio.com.br/de-repente-na-rede-tera-participacao-de-quatro-poetas/