Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividades artístico-culturais: poeta e ator
Instagram: @pedro_diego_fidelis
Facebook: Pedro Diego Fidelis
Pedro Diego Fidelis é paraibano de João Pessoa – PB. Ator e poeta. Estudou Línguas Modernas na Universidade de Coimbra. É co-fundador do grupo Anarkitetura, proposta independente de publicação de antologias em Portugal, entre outras atividades. Publicou o livro “Pele de lobo”.
Pedro Fidelis se graduou em Línguas Modernas na Universidade de Coimbra, em 2012, onde também estudou teatro por dois anos na TEUC, uma instituição ligada à renomada universidade lusitana. Residiu na Espanha onde continuou sua formação e passou por países como Marrocos, Sudão e Egito. Com sua produção de poesias, Pedro foi classificado em quarto lugar no concurso Melhores Poetas 2021, promovido pela Editora Vivara (SP), com o poema ‘Da Falta’ (dentre quase 10 mil poemas inscritos de todo o país). Além disso, o poeta atua como mentor do “Escrita Criativa”, projeto com mais de 150 alunos em todo o país e também no exterior.
Pedro Diego Fidelis é criador da plataforma Lusco-fusco para autores de toda a comunidade de língua portuguesa, priorizando a produção independente no continente africano. O poeta e ator fez sua primeira incursão no cinema em Aluísio, o silêncio e o mar com direção de Luiz Carlos Vasconcellos, curta-metragem que vem arrebatando prêmios nos festivais de cinema, como na última edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em dezembro de 2021, e no 15º Curta Taquary – Festival Internacional de Curtas-metragens, cm Taquaritinga do Norte – PE, que aconteceu em 2022.
Invasão
Odeio como invades o poema,
jorrando mel das tuas presas,
assim mistura às minhas letras,
o sabor das tuas bélicas tetas.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=221231
https://beraderos.blogspot.com/2023/04/pedro-diego-fidelis.html
https://paraiba.pb.gov.br/noticias/programa-espaco-cultural-tem-entrevista-com-pedro-fidelis