O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

João Pessoa recebe 1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino em Outubro

Thaynnara Kirlianne

A 1ª edição do Festival Cinépolis do Cinema Nordestino irá passar pelas capitais nordestinas Natal, Fortaleza, São Luís e João Pessoa. Na capital paraibana a programação acontecerá de 12 a 18 de outubro, com exibição de longas-metragens da região, no cinema do Manaíra Shopping.

 Divulgação do 1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino. Foto: Reprodução/Instagram: Fest Aruanda/Cinépolis.

Arthur Lins, diretor do longa ‘Desvio’ – que será exibido em João Pessoa e Natal – fala que iniciativas como essas são importantes para dar mais abrangência para o público nordestino.

“Colocar nossos filmes nordestinos que muitas vezes não tem espaço nesses grandes espaços comerciais para serem vistos em horários bons e com destaque para esses filmes é muito importante porque dá ao público nordestino a possibilidade de ver o que está sendo produzido no próprio Nordeste. Então o público pode ver os filmes, se reconhecer nos filmes, perceber a diversidade de representações que compõem esses filmes e serem críticos diante os filmes. A importância do festival é justamente criar o espaço de abertura, de troca e de diálogo que é mais que fundamental para quem faz cinema, o encontro dos filmes com o público”, comenta o cineasta.

Arthur acrescenta que é gratificante ter um filme seu exposto no festival e cria uma alta expectativa em relação ao público pelo filme ter sido lançado em João Pessoa, uma das cidades selecionadas para a exibição, em 2019 dentro da programação do Fest Aruanda, que ocorreu no Cinépolis, na mesma sala em que ele vai ser exibido. “É como se o filme retornasse ao lugar no qual ele foi lançado aqui e que teve uma recepção bastante calorosa e acolhedora naquele momento. Então, recolocar o filme nesse espaço é expandir a possibilidade dele, de fato, alcançar o maior número de público, já que a gente sabe a dificuldade que quem faz cinema independente, de quem faz cinema fora do eixo Rio e São Paulo, ter esses espaços nesse cinema comercial e ter destaque nesses espaços de exibição. Então, quando acontece é de fato uma notícia bastante gratificante e uma expectativa muito boa de que o filme encontre um público bastante amplo e diverso, e que as pessoas possam ir na sala de cinema, se reconhecer e criar sua relação com esse filme que a gente faz sempre pensando no público”, conta o diretor.

Desvio, de Arthur Lins, foi um dos filmes selecionados para o festival.

O evento conta com a produção e curadoria da Bolandeira Arte e Films, a mesma produtora que organiza o Fest Aruanda, que terá sua 18ª edição no final do ano, assinada por Lúcio Vilar. Cada estado contará com um homenageado e, na primeira edição do evento, os selecionados foram: Eliézer Rolim (Paraíba), Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Rio Grande do Norte), Rosemberg Cariry (Ceará) e Murilo Santos (Maranhão). Confira abaixo a programação de João Pessoa.

Cinépolis Manaíra Shopping

12/10 – Beiço de Estrada (FIC) – Dir. Eliézer Rolim – (Diretor homenageado –
Póstuma)
13/10 – Desvio (FIC) – Dir. Arthur Lins
14/10 – Bia (FIC) – Dir. Taciano Valério
15/10 – Aponta pra Fé ou Todas as Músicas da Minha Vida (FIC) – Dir. Kalyne
Almeida
16/10 – O Seu Amor de Volta (Mesmo que ele não queira) (DOC) – Dir. Bertrand
Lira
17/10 – Miami Cuba (DOC) – Dir. Caroline Oliveira
18/10 – Jackson – Na Batida do Pandeiro (DOC) – Dir. Marcus Vilar e Cacá
Teixeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *