Naturalidade: João Pessoa – PB
Atividades artístico-culturais: roteirista e diretor de cinema
Atividades exercício-profissionais: Professor Universitário e Procurador
Formação Acadêmica: Graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1989 – 1993); Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho na Escola Superior da Magistratura do Trabalho (1994); Formação em Auditoria do Trabalho pela UnB (1995); Mestrado pela Universidade de Coimbra (2001-2003)
Produções Audiovisuais: Hosanas nas Alturas (2017); Cura-me (2019)
Premiações: Brazil International Monthly Independent Film Festival (BIMIFF) nas categorias: Melhor Atriz, Melhor Design de Produção e Prêmio Social; Prêmio Evaristo de Moraes (segundo lugar)
Títulos e Homenagens: Medalha e Diploma “Epitácio Pessoa” pela Assembleia Legislativa da Paraíba em 3 de setembro de 2009
Site: https://eduardovarandas.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/dudavarandas
Instagram: https://www.instagram.com/eduardovarandas/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/eduardo-varandas-araruna-0aba68219/
O paraibano Eduardo Varandas Araruna Vieira nasceu em João Pessoa. É filho de José Dervile Araruna e Maria do Socorro Varandas Araruna. Formou-se em Direito na UFPB, fez pós-graduações na Universidade de Brasília (UNB) e Universidade de Coimbra (Portugal). É também especialista em Auditoria do Trabalho pela UNB e especialista e Mestre em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra, onde foi aprovado com distinção. Foi aprovado em vários concursos públicos, começando pelo de agente datilógrafo do Tribunal de Contas do Estado, passando, em seguida, para técnico judiciário do TRT – 13ª Região, analista judiciário do TRT-21ª Região, analista judiciário do TRT – 13ª Região, auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, juiz do Trabalho do TRT da 19ª Região e, finalmente, procurador do Trabalho do Ministério Público da União. Paralelamente, Eduardo Varandas foi professor universitário de Direito Processual Civil no Unipê em João Pessoa.
Como procurador do Trabalho, é o representante regional da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Infantil, exercendo sistemáticas campanhas e parcerias com órgãos públicos visando ao enfrentamento do problema, a exemplo da inédita campanha contra a exploração sexual da criança e do adolescente. Reconhecido pelo New York Times pela sua atuação contra o trabalho escravo, pela Revista Européia Focus pela sua atuação contra o trabalho escravo nas carvoarias do Maranhão e Pará, e ainda é autor da primeira ação, no âmbito do Ministério PúbIico do Trabalho e Justiça, e da primeira ação em nível da ação contra a exploração sexual infantil. Esta última foi laureada com o segundo lugar no prêmio Evaristo de Moraes.
O destaque estadual é o seu trabalho pela proteção do trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), contra o nepotismo e improbidade administrativa, e em nível nacional pela atuação contra a terceirização da mão-de-obra médica no Estado da Paraíba, tendo sido reconhecido pelo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão. Em 2009, a Assembleia Legislativa da Paraíba concedeu a Eduardo a Medalha e Diploma “Epitácio Pessoa” a propositura foi do deputado estadual Zenóbio Toscano, em homenagem ao procurador pelo grande trabalho que ele desenvolveu na área trabalhista na Paraíba. Multifacetado, Varandas ainda é roteirista e diretor de cinema, contando já com duas produções. ‘Cura-me’ e ‘Hosana nas Alturas’ abordam temas relacionados aos direitos humanos e já tiveram grandiosas exibições, além de contarem com participação em festivais de cinema. Em 2021, o filme ‘Cura-me’ participou do Brazil International Monthly Independent Film Festival (BIMIFF) e conquistou três prêmios: Melhor Atriz (Ingrid Trigueiro), Melhor Design de Produção e Prêmio Social.
Em maio de 2023, publicou a sua primeira coluna no ClickPB. Sempre atento às questões relacionadas aos direitos humanos, Eduardo Varandas em suas publicações, sempre traz conteúdo diverso para o ClickPB. O procurador busca abordar temas como direitos humanos, além de falar sobre cotidiano, comportamentos e cinema.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.escavador.com/sobre/4448725/eduardo-varandas-araruna
http://www.al.pb.leg.br/3002/alpb-concede-medalha-a-eduardo-varandas.html