O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 20/10/2023

Abrahão Costa Andrade

Poeta.
Data de publicação: outubro 20, 2023

Naturalidade: Areia – PB

Nascimento: 26 de fevereiro de 1974

Atividade artístico-cultural: poeta

Atividade exercício-profissional: filósofo e professor da Universidade Federal da Paraíba

Abrahão Costa Andrade nasceu em Areia, município da Paraíba e reside atualmente em João Pessoa-PB, é professor desde 1989, lecionou História e Artes no Colégio Diocesano de Propriá-SE, local onde iniciou seus estudos secundários no curso pedagógico – curso que, passando por Fortaleza-CE, iria terminar no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), na cidade de João Pessoa.

Cursou Filosofia na UFPB, fez mestrado e doutorado na USP, Abrahão é  poeta, ensaísta e professor da UFPB. Publicou Afroameríndia (Tratado de sensibilidade), Mulária da macambaria, O idioma dos pães, A Casa do Tempo, entre outros, é filósofo brasileiro, graduado pela UFPB em 1995, com pós-Doutorado em Filosofia pela UFSC (2015); doutorado com distinção em Filosofia pela USP (1998-2001) com bolsa da FAPESP e mestrado com louvor em Filosofia pela USP (1996-1998) com bolsa do CNPq, na linha de pesquisa em Teoria das Ciências Humanas. Professor titular. Trabalha com as relações entre filosofia e cultura; história da filosofia e filosofia prática.

Desde 1990 e até 1992, foi professor de Religião no Colégio Pio X. Prestando o concurso vestibular em 1992, quando foi aprovado em 1º lugar para o curso de Filosofia. A partir do 2º semestre foi, por um ano, monitor de Introdução à Filosofia.

Em 1993, sob os auspícios do CNPq, trabalhou em uma pesquisa sobre Arte e Filosofia, tendo oportunidade de escrever uma monografia “O objeto ausente” (sobre o Formalismo Estético de Kant). Desde muito novo possui um pendor inestimável pelos estudos. Seus trabalhos literários começaram a ser escritos em 1987, quando contava apenas 13 anos de idade.

Ávido por produzir e extremamente autocrítico, escreveu e rasgou mais de 15 livros. “Uma casa em ruínas”, livro que em 1992 foi publicado com os recursos do escritor sob o título “Afroameríndia”, é para ele seu primeiro trabalho que “valeu a pena”. Ainda no ano de 1992, teve alguns dos seus trabalhos publicados no Sul do País, em Cuba, Argentina e Uruguai.

É colaborador assíduo do Correio das Artes, com publicações no Bazar e em outros jornais da Capital paraibana. Seu livro “Mulãria da Macambaria” angariou o Prêmio Silvino Olavo da Subsecretaria de Cultura do Estado da Paraíba. 

Sandra da Costa Vasconcelos

Fontes:

https://www.escavador.com/sobre/557374/abrahao-costa-andrade

https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/52655/abrahao-costa-andrade

https://www.escritas.org/pt/bio/abrahao-costandrade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *