O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Espetáculo ‘Eu me chamo Beiju’ estreia em novembro

 Laura Moura

“Eu me chamo Beiju” é um monólogo inspirado numa história real que aconteceu na cidade de Areia. Imagem: Reprodução: Thiago de Assis

A peça ‘Eu me chamo Beiju’, do ator Thiago de Assis, estreia em novembro, no Teatro Minerva em Areia – PB. Inspirado nas obras de Horácio de Almeida e ‘O Crime de Carlota Lúcia de Brito: A Verdade dos Fatos’, de Mário V. Carneiro Medeiros, o espetáculo retrata uma história repleta de luta e resistência. Como continuação da 1° temporada, a apresentação gratuita promete reflexões sociorraciais, transmitindo diferentes pontos de vista performados através da atuação e dança.

Thiago dá vida ao escravo Beiju, personagem morto, após participar de um crime, em um patíbulo (forca) construído na cidade de Areia. O ator explica que sua motivação para desenvolver a peça surgiu do desejo de lançar a luz sobre a história do local e aqueles que fizeram parte dela. Proporcionando a conexão do público com experiências profundas e compreendendo o contexto local, ele revela as múltiplas faces da cidade através da arte contemporânea.

A peça é uma produção da  Cia Teatro Taipas. Imagem: Reprodução//Thiago de Assis

A primeira temporada do espetáculo focou mais na luta pela inocência da personagem, desfrutando da dúvida de sua participação no crime como forma de provocar suspense e dar continuidade a história. Após o sucesso, a continuação chega com novidades, com a dança dando novas perspectivas para o julgamento de Beiju e intrigando o público sobre esse caso. Além disso, a peça aprofunda seu conteúdo, unindo questões sociais a subjetividade artística, despertando questionamentos e novos olhares aos espectadores.

“‘Eu me chamo Beiju’ tem o objetivo de provocar a reflexão e empatia no público. Ao apresentar histórias de luta e resistência, a peça pode aumentar a consciência sobre os desafios enfrentados pelo personagem e inspirar a contemplação sobre questões sociais mais amplas. Pode procurar despertar um sentimento de empoderamento, encorajando o público a enfrentar as injustiças e causar um impacto positivo nas suas próprias vidas e comunidades”, conta Thiago. 

Assim, a peça promete elementos novos e cativantes em torno de discussões históricas e muita arte. Uma experiência imersiva que vai além do entretenimento, provocando também aprendizado e mudanças sociais na sociedade, como foi dito pelo ator: “inspirando o público a abraçar o espírito de resiliência, resistência e solidariedade”.

Serviço: 

Evento: Monólogo “Eu me chamo Beiju”, do ator Thiago de Assis

Data: Novembro

Local: Teatro Minerva, Areia – PB

Ingresso: Gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *