Naturalidade: Picuí – PB
Nascimento: 08 de setembro de 2000
Atividade artístico-cultural: Pianista
Formação Acadêmica: Graduando em licenciatura com habilitação em piano pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
Premiações: Ganhador do concurso para pianista da orquestra sinfônica do estado da paraíba de 2023
Facebook: https://www.facebook.com/artursilvasouzasantos.silva?mibextid=ZbWKwL
Instagram: https://www.instagram.com/artursouza.pianista
Youtube: https://www.youtube.com/@artursouza7848
E-mail: artur.picui@gmail.com
Telefone: (83) 99640 -7752
Artur Silva Souza Santos, natural de Picuí, no interior da Paraíba, deu início à sua jornada musical aos 15 anos (2015), quando começou a tocar violão na igreja. Seu primeiro professor foi o picuiense Carlos Guilherme, conhecido popularmente como “Carlos de Dedé Rozeno” ou “Carlinhos do Salão Rozeno”. Posteriormente, Artur iniciou seus estudos de teclado com o mesmo e complementava seu aprendizado assistindo a vídeo aulas de teclado no YouTube.
Ao fazer parte da Igreja Presbiteriana do Brasil na comunidade de Picuí, teve a oportunidade de viajar para João Pessoa, onde conheceu o maestro da Primeira Igreja Presbiteriana da cidade, Edmilson Falcão. Foi por meio desse encontro que foi apresentado à professora Josélia Vieira, que, na época, lecionava no Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (PRIMA), marcando o início de seus estudos de piano erudito.
Já residindo em João Pessoa, em 2019, ingressou no curso de licenciatura em Música na UFPB, orientado pela professora Josélia Vieira. Atualmente é aluno do professor José Henrique Martins e paralelamente também faz um trabalho com o professor Lucas Bojikian. Em 2023 Artur fez o concurso para pianista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e foi aprovado, se tornando o pianista da orquestra para a temporada de 2023. Em 31 de agosto de 2023, participou como músico solista da orquestra, com o concerto para piano No.11 em Ré maior do compositor austríaco Joseph Haydn, marcando sua carreira como pianista.
Antes do bis, discursou: “A cada dia percebo mais a presença de Deus naquilo que nomeamos como música, algo capaz de transcender a barreira física e alcançar a alma. Uma linguagem que, ao contrário da linguagem falada, não nos permite mentir; ela expressa exatamente o que é, algo assim só poderia vir do eterno, que é a própria verdade. Hoje quero dizer que meu lema de vida é glorificar a Deus através da música, testificar de Deus através da música”.
Artur declara que: “Antes de entrar no palco, às vezes me pergunto o porquê que escolhi fazer isso, me expor dessa forma, tanto estudo, tanto esforço, uma carreira muito difícil. Então lembro do meu objetivo. Já tive experiências marcantes com a música, lembro que após o concerto uma senhora veio chorando me agradecendo, até pediu para tirar uma foto comigo, confesso que fiquei surpreso. E me questionei: como posso dizer que esse não é o meu chamado? posso até errar notas, mas se conseguir fazer música, conseguir fazer com que a música fale ao coração de alguém, mostrar a beleza, terei apontado para algo maior, então considero que a minha missão foi cumprida”.
O jovem músico já participou de masterclasses com pianistas e professores renomados, como: David Korevaar, Lena Johnson, Yannick Rafalimanana, David Witten, Solungga Liu, Luciana Noda, Dilson Florêncio e Luiz Gustavo Carvalho. Atualmente tem se apresentado em concertos com a OSPB e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), além de apresentações em recitais no PRIMA. Sua atuação também se estende a diversos recitais de música de câmara, conclusão de curso e classe de piano na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pretende prosseguir para o mestrado e doutorado em música.
Bruna Evelyn
Fontes:
Redes sociais do artista (Facebook, Instagram e Youtube)
Entrevista cedida por Artur Souza à Bruna Evelyn em 21, 22 e 23 de Outubro de 2023.
Portais onde Artur Aparece:
Bom Dia Paraíba – TV Cabo Branco
Uma resposta
Parabéns Artur a cada dia Deus cuide de você sejam sempre esse menino educado e muito antesioso