O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba

Elon lança o EP ‘Ao Vivo no Clan’, nesta sexta-feira (27)

Obra é marcada pela junção de ritmos seresteiros e o pop queer.

Laura Moura

O artista de Pombal brilha no novo pop nordestino. Foto: Kecia Andrade

Com um estilo único e voz que preenche o palco, Elon lança o EP inédito ‘Ao Vivo no Clan’ em todas as plataformas de streaming, nesta sexta-feira (27). Trabalhando com repertórios diversificados, o artista de Pombal – PB brilha na cena musical paraibana com o pop nordestino, uma junção de ritmos tradicionais da região com o pop internacional. As 4 faixas de sua mais nova produção surgiram de um trabalho autoral com uma banda pela primeira vez. Realizado através do canal do YouTube, @clansessions, a obra que já está disponível para pré-save marca uma virada de página na carreira musical do cantor.

Do alto sertão da Paraíba, Elon cresceu dentro da cena cultural da cidade, desde a infância demonstrando seu talento vocal. Seus primeiros passos neste universo artístico foram fortemente influenciados pela música popular da região, cantando ritmos populares e cancioneiros. Entretanto, ao contrário de suas obras “Quadrilha” e o EP “TATEIA” (2022), composições em que foca mais na canção e sonoridade da voz, desta vez ele trabalha com algo diferente. Além da fusão de diferentes estilos musicais, sua presença nos palcos muda com performances encantadoras que entregam um verdadeiro espetáculo.

Elon trabalha pela primeira vez com uma banda que, por sua vez, entrega talento e inovação. Foto: Kecia Andrade

Marcado por letras poéticas e fortes, além de um elegante toque sensual, o EP possui 4 faixas: Afoita Corrente, Bolero do Colchão, Chorar e Curtir (Guga Limeira/Titá Moura) e Transverberar. Para o artista, o icônico crânio de boi, já característico da identidade visual da obra, vai muito além da representação do folguedo do boi (cultura popular de Pombal relacionada a morte e ressurreição do boi). “Trata-se do mistério do tempo, o renascimento, a dialética da vida que passa e se renova”, explica o cantor. Assim, ele se entrega às suas composições numa naturalidade de ser, num brincar de fazer arte.

Como uma explosão estelar, Elon renasce em apresentações que transitam numa atmosfera musical única. Além do som popular, em seu EP o artista desfruta também da seresteira e pop, se deleitando em um Sertão Queer. Essa “nova era” reverbera numa transição sonora caracterizada pela união entre a sua voz, melodramática e envolvente, e ritmos mais dançantes, alcançando espaços musicais nunca antes imaginados. Suas antigas produções já previam o que estava por vir e preparam o coração do cantor para o novo lançamento.

Elon inova com o pop nordestino no sertão paraibano. Foto: Kecia Andrade

Como referência para a sua cidade, o cantor que se mudou há 5 anos para a capital paraibana inspira os artistas de sua cidade natal. Apesar da distância, ele ainda sente o reconhecimento e orgulho de seus conterrâneos, que o têm acompanhado desde o início de sua carreira. Elon ainda comenta sobre os desafios impostos pelo mercado para artistas da cena independente, explicando o ‘fazer música’ como uma vitória, tendo em vista as dificuldades enfrentadas. Mesmo diante de inúmeras problemáticas ele segue produzindo um som que transparece seu ser, num estado puro que ele acredita vir da intimidade com o seu povo, seu ser e sertão. 

“Além de representar esse lugar geográfico, sinto que também estou rompendo padrões e estereótipos. Como toda cidade sertaneja, a minha também carrega seus preconceitos. Mas estamos aqui para transformar esse tipo de perspectiva e trazer um novo olhar sobre o mundo e sobre quem somos”, explica o artista.

Após seu lançamento nesta sexta, Elon realizará também um show de estreia neste sábado (28), às 21h, no Festival Viva Usina, localizado na Usina Cultura, sala Vladimir Carvalho. Lado a lado com uma banda formada por Hugo Limeira (Beats), Cassiano (percussão), Ingrid Simplício (baixo), Adriele Oliveira (Teclados) e Samuel Dreher (Guitarra), o cantor aponta não só a produção, mas também a apresentação, como um marco de um novo momento em sua carreira. O evento com entrada gratuita, movimenta João Pessoa com a explosão da nova estrela e a promessa de seu renascer na história musical nordestina.

“O público pode esperar muito balanço e envolvimento em um show de 90min. Estou curtindo muito essa nova fase e quero transmitir esse sentimento a todes”, conclui Elon.

Serviço:

Evento: Show de lançamento do EP ‘Ao Vivo no Clan’, do cantor paraibano Elon.

Data: Sexta (28/10) e sábado (29/10), às 21h.

Local: Usina Energisa (Parahyba), na sala Vladimir Carvalho.

Ingresso: Gratuito.

Link para pré-save: Ao Vivo no Clan

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *