Município: João Pessoa – PB
Surgimento: junho de 2006
Facebook: Margaridas em Fúria
E-mail: margaridas.em.furia.5@gmail.com
Margaridas em Fúria é uma banda formada por mulheres, criada em 16 de junho de 2016 durante uma reunião informal entre amigos na casa de Gaby, hoje baterista da banda. O grupo foi criado com o intuito de somar ao evento intitulado “Aborte o Silêncio”, que ocorreu no dia 26 de junho de 2016 e tinha uma temática antiestupro.
A necessidade era questionar a política e a sociedade por meio de letras que contestam uma realidade social “discriminatória, rotuladora, machista, fascista, nazista e repressora vivida pelas mulheres e pelas minorias sociais”, como bem explicou a vocalista, Maria Machado. “Somos uma banda formada por mulheres que não gostam de ser rotuladas e estamos presentes e atuantes na cena punk, punk rock e hard core”, completou.
Para ela, as “Margaridas em Fúria” buscam passar uma mensagem de empoderamento, e manifestar a insatisfação com a atual sociedade que nos poda diariamente. Ela conclui que a banda representa a mulher na cena punk, passando a mensagem de repúdio ao machismo, à cultura do estupro e ao avanço dos retrocessos sociais.
Com todo repertório formado por músicas autorais, incluindo Sistemas e Discurso que já chegaram na banda praticamente finalizadas por Rayssa e Maria, as Margaridas em Fúria acreditam que a banda “tem aberto portas para que muitas mulheres percebam o quanto é e sempre foi importante a presença delas na cena do rock, principalmente com letras que as empoderam e que mostram o seu valor”.
Formada por Gaby Dias, na bateria, Julianna Lennon, na guitarra, Maria Machado, no vocal, Angie Silva, no baixo e Rayssa Ribeiro, na guitarra, a banda já compôs as músicas Prioridades, Pandora, Excessos, Identidade, Culpada e Meu Corpo, essas últimas revisitadas pelo Som Nascente. Em 2018 elas estavam um pouco sumidas, por estarem trabalhando nos bastidores, sobre bons acontecimentos deste corrente ano, sendo uma delas um convite que foi uma honra para elas, aceitar participar de um tributo a banda Bulimia de um projeto que contou com o apoio da Maria Bonita Fest.
Este projeto incentiva a formar bandas de mulheres, a resistir na cena contracultural em apoio mútuo, a cravarem seu espaço também no underground e nas subculturas levantando discursos e atitudes antifascistas e feministas que surgem a cada dia mais e mais em temas bastante atuais num país em que mulheres são mortas pela estrutura capitalista, patriarcal e racista. Em Dezembro de 2023 elas estarão na programação cultural Natal na Usina, da Energisa, que está em sua décima edição e é um evento totalmente gratuito para todos.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
https://globoplay.globo.com/v/5740770/