Naturalidade: Dona Inês – PB
Atividade artístico-cultural: artista visual
Estilo de Arte: Grafite
Facebook: https://www.facebook.com/people/Tarciso-PLAY-ARTES/100037207971636/
YouTube: https://www.youtube.com/@tarcisoplayartes4862
Contato: (83) 98156-8436
Tarcísio Soares de Lima, mais conhecido como Tarciso Play, é um artista do grafite da cidade de Dona Inês. Desde criança que gosta de desenhar, riscar as paredes de casa, depois que começou a estudar a técnica de grafite artístico costumava desenhar também em seus cadernos, já adolescente começou pintar utilizando pincéis, fazia também pequenos letreiros, desenhos, mas que viu que poderia melhorar. Um dia pensou em comprar um compressor e começar a fazer grafite por curiosidade e vontade. O seu primeiro grafite foi uma santa na casa de sua avó, fez ela com 3 metros de altura, ficou belíssima aos seus olhos e até que aos poucos foi se aperfeiçoando seu talento; até que um dia recebeu um convite para desenhar o Lajedo da Serra.
O Memorial Lajedo da Serra fica localizado a céu aberto, em Dona Inês, no Brejo paraibano. A obra é autoral e foi executada sem guindaste pelas mãos do próprio artista, sendo o estilo da arte inspirada no cordel ‘Dona Inês, Filha de uma Paixão’, do cordelista Mariano Ferreira da Costa. A obra foi feita com cerca de 150 litros de tinta, o memorial reúne diversos grafites em um lajedo da cidade para contar a história lendária da formação de Dona Inês: um amor proibido entre uma senhora e um escravo que trabalhava para seu pai. Tarciso Play viu na televisão os murais do artista de rua Eduardo Kobra, artista que lhe serviu de fonte inspiração, sempre teve vontade de um dia mostrar sua arte e foi desenhando primeiramente em comércios, escolas, pedreiras. O Memorial Lajedo da Serra demorou seis meses para ficar pronto, o artista precisou escalar as pedras e enquanto uma mão segurava na rocha, e a outra pintava.
E não foi uma tarefa fácil, relatou enfrentar muitos contratempos, como chuvas, as rochas que são íngremes e os próprios trabalhadores da pedreira, que não aceitavam nem um pouco a ideia de uma pintura no lugar onde se corta pedras. Apesar disso, Tarciso conseguiu realizar o seu sonho. O resultado é um casamento da arte popular, um cordel e um grafite, para contar a história de vaqueiros, lapidários, agricultores, lavadeiras de roupas que levaram vida e memória para uma ilha de pedra. Já para o grafiteiro, o objetivo maior de mostrar e deixar marcas de sua arte no mundo já foi concretizado.
A editoria do portal UOL publicou uma reportagem do jornalista especializado em Turismo, Eduardo Vessoni, sobre o grafiteiro Tarcísio Play, o jornalista Viajou até Dona Inês município paraibano, em entrevista feita a Tarciso por Vessoni, ele afirmou ser fã do muralista Eduardo Kobra e tem ele como sua principal inspiração artística. Então a pedido da reportagem, Kobra devolveu o comentário com um depoimento: “Acho incrível o alcance da minha obra poder de alguma forma inspirar pessoas a acreditarem nos sonhos e seguirem em frente. Achei o trabalho do Tarciso muito bacana, muito coerente”. Tarciso faz as divulgações de seus trabalhos por meio de suas redes sociais e também através de seu canal no Youtube.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://serradedonaines.com.br/2023/04/14/tarciso-play/