O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 12/12/2023

Emiliano Pordeus

Cantor, compositor, poeta, musicista.      
Data de publicação: dezembro 12, 2023

Naturalidade: Sousa-PB                                                            

Atividade artístico-cultural: cantor, compositor, poeta, musicista                                                   

Premiações: DOM FORRÓ da TV ITARARÉ de Campina Grande-PB – categoria de melhor compositor (2018)                                                  

Participação em Festivais: ROCK CORDEL BNB (2008, 2009); FORRÓFEST (2010, 2011 e 2012); MOSTRA SESC (2011 e 2013): MOSTRA CANÇÃO INDEPENDENTE (2012); FEMPOP (2013 e 2016); TROFÉU GONZAGÃO (2017, 2018 e 2019)                                          

Títulos e Homenagens: Homenageado pela OAB da Paraíba (2018)                                                 

Site: http://www.emilianopordeus.com.br/                                                        

Instagram: https://www.instagram.com/emilianopordeus/                                                    

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100064242180765                                                  

Twitter: https://twitter.com/emilianopordeus                                                                     

You Tube: https://www.youtube.com/emilianopordeus                                                    

Contato: emilianopordeus@gmail.com

Foi no final dos anos 90 que o cantor e compositor sousense Emiliano Pordeus começou sua trajetória na música. Influenciado por bandas de rock nacionais e internacionais como Legião Urbana e The Doors, ele e um grupo de amigos fundaram uma pequena banda, a “Geração Urbana” que se apresentava em eventos na cidade de Sousa e região tocando covers de grandes sucessos e músicas de rock autorais. Autodidata, aprendeu a tocar através de revistas de cifras e por macetes passados pelo irmão mais velho. Com isso, foi se aperfeiçoando e hoje toca Cavaco, Guitarra, Baixo, Viola e sua maior paixão: o Violão.

Com mais de 200 composições na bagagem, suas músicas já foram regravadas por artistas de projeção nacional, entre eles: Adelson Viana/CE, Paul Ralphes/RJ, Strep/SP, o humorista Márcio Tadeu/PB, Fábio Carneirinho/CE, Ranniery Gomes/PB, Banda Nagibe/PB, Cieudo Gomes/PB, Michele Colaço/CE, Jofran di Carvalho/PB, Banda Grafith/RN, Ewerton Linhares/RN, Moreira Filho/PB, dentre outros. A música “Eu Quero” regravada pela banda Strep teve seu clipe exibido na MTV, MultiShow e PlayTv.

De acordo com o cantor, sobreviver da música é difícil, principalmente por morar no interior, mas a gratificação vem ao ver as pessoas reconhecendo seu trabalho e grandes cantores regravando suas canções. Apesar de saber que nos grandes centros estão as maiores oportunidades para quem quer fazer sucesso com a música, Emiliano não cogita a possibilidade de se afastar da sua cidade natal. Onde encontra apoio de familiares e fãs e onde constituiu sua família e tendo no seu filho Erich Pordeus sua maior inspiração. Ainda de acordo com ele, a internet vem sendo uma grande aliada na divulgação do seu trabalho pelo Brasil afora. Em 2011 gravou seu primeiro DVD, intitulado “CAÇANDO ESTRELAS”, tendo canções de sua autoria, com parceria, e interpretando canções de compositores sousenses como: Tony Gadelha, Ivan Rosendo, Roberto Lopes, Chico Jones e Ninô. Em 2012 se apresentou nos Centros Culturais de Juazeiro do Norte/CE e Fortaleza/CE cantando ao lado do Cantor e Compositor Targino Gondim num show promovido pelo CCBNB/Sousa/PB, cantando a música “Esperando Na Janela” de autoria do mesmo, que foi um sucesso nacional, Neste dia Emiliano Pordeus abriu o evento de aniversário de 5 anos do CCBNB/Sousa/PB.

Em 2013, regravou o Hino do SOUSA ESPORTE CLUBE especialmente para a COPA NORDESTE, durante a gravação teve a participação especial do Naipe de Metais da banda de forró Mastruz com Leite. E foi elogiado pela crítica local. Em 2015, assinou a trilha sonora de dois filmes: Ramal 17 e Quando Batem às seis horas (Revelando os brasis & Canal Futura). Com passagem por festivais , onde suas canções foram indicadas, venceu em 2018 o “Dom Forró”, na categoria de melhor compositor, festival promovido pela TV Itararé, afiliada a TV Cultura de Campina Grande(PB). A votação foi feita por júri popular . Sendo bacharel em Direito, recebeu homenagem da OAB da Paraíba em 2018. Em 2019, participou do programa coletânea da TV Rede Minas de Belo Horizonte/MG, em 2020, em homenagem a sua terra natal, lançou a canção ”Um Pedacinho da Paraíba”. E durante a pandemia não deixou de produzir, trazendo para as plataformas digitais Singles, e seu novo EP. A música ‘Basta Se Achegar’ é uma canção autoral de Emiliano que conta com a participação especial do cantor e compositor, Tato do Falamansa.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://soundcloud.com/emilianopordeus

https://www.recantodasletras.com.br/resenhas/7045046

https://clintonmedeiros.com/2018/07/28/cantor-emiliano-pordeus-e-destaque-na-paraiba/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *