Naturalidade: São Mamede-PB
Nascimento: 28 de maio de 1912 // Falecimento: 13 de agosto de 2023
Atividade artístico-cultural: pianista
Formação Musical: Conservatório Musical da Paraíba (atual Escola de Música Antenor Navarro)
Cargos: Organista da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves
Júlia Nóbrega nasceu em São Mamede, no interior da Paraíba, em 28 de maio de 1912. Aos 4 anos mudou-se para Alagoa Grande, onde residiu até o seu casamento em 1933. Aos 8 anos começou a tocar piano no Colégio Senhora do Rosário em Alagoa Grande, foi uma das alunas pioneiras, e teve a sua educação, vida e memória marcadas pela música através das aulas de piano, elemento de grande simbolismo na cultura escolar do colégio.
Em 1940 mudou-se para João Pessoa. Dona Julinha, como era carinhosamente chamada por todos, dedicou muitos anos da vida à Igreja da Paraíba, através do dom da música. Foi, durante 40 anos, a organista da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. Ela foi aluna da primeira turma do antigo conservatório musical da Paraíba, que hoje é a Escola de Música Antenor Navarro. Dona Julinha amava tanto a música que ainda tocou o órgão na catedral perto dos 100 anos de idade.
Ela morreu de causas naturais no dia 13 de agosto de 2023 em João Pessoa aos 111 anos de idade, por causa da idade avançada. Ela estava acamada, mas lúcida e costumava conversar com a família. Ela teve 10 filhos. Já idosa, ela teve 36 netos, 26 bisnetos e 1 tataraneta. A Arquidiocese da Paraíba comunicou uma nota de pesar por seu falecimento, a todos os familiares e amigos, era considerada uma pessoa admirável.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://gerontology.fandom.com/wiki/Julia_Nobrega
https://longeviquest.com/supercentenarians/julia-nobrega/
https://paraibaonline.com.br/paraiba/2023/08/14/pianista-morre-aos-111-anos-em-joao-pessoa/