O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 18/12/2023

Marcello Piancó

Humorista, cantor e compositor. 
Data de publicação: dezembro 18, 2023

Naturalidade: Piancó-PB                                                  

Nascimento:  11 de dezembro de 1965 // Falecimento:  22 de março de 2020

Atividade artístico-cultural: humorista, cantor e compositor                               

Atividade Profissional: publicitário e radialista

Marcelo Fábio Montenegro Bento de Sousa, o Marcello Piancó,  adotou o nome da cidade natal, Piancó, como sobrenome artístico. Ele veio estudar em João Pessoa, no ano de 1976. Se formou em engenharia, mas se destacou no humor e na publicidade. Piancó também demonstrou ser  compositor. Em 2018, uma letra sua foi destaque no I Festival de Música da Paraíba. ‘Tectônica’ – feita em parceria com Thyego Lopes – foi interpretada por Cida Alves (que gravou a canção em seu disco homônimo).

Na primeira metade da década de 1980, Marcello Piancó era habitué dos churrascos na casa de seu Dilton e dona Cremilda (pais do ator e professor Daniel Araujo).  Não havia fim de semana sem show de Piancó. MPB, piadas e um monte de paródias. Piancó, na época, era um jovem talentoso e promissor. A conquista do respeito do público e da crítica somente viria anos mais tarde. Piancó tornou-se respeitado humorista e também publicitário premiado. Teve programa radiofônico ao lado de outro mestre do humor: o saudoso Cristovam Tadeu (falecido em abril de 2017). Cristovam era o ‘Magro’. Piancó, o ‘Gordo’.

Piancó foi diagnosticado  com câncer no final de 2019. O tumor estava no fígado, com metástase no pulmão. Desde então, ele vinha se tratando, fazendo quimioterapia. O humorista, inclusive, chegou a compartilhar a rotina do tratamento com os seguidores nas redes sociais. Marcello faleceu no dia 22 de março de 2020, ele estava internado no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.

O humorista já previa que iria morrer, devido ao agravamento do seu estado de saúde. Por isso, ele deixou uma despedida em forma de texto no próprio celular, antes de entrar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Napoleão Laureano. Na mensagem de despedida, Marcello Piancó disse que não queria ver as pessoas tristes com sua partida. Ele também declarou que viveu bem. “Eu tive uma vida melhor e maior do que merecia” afirmou ele na mensagem.

O corpo do humorista foi cremado na tarde do dia 23 de março de 2020, no Crematório Caminho da Paz, em João Pessoa. Ele tinha 54 anos, deixou esposa e dois filhos: Gabriel e Marcela. Piancó atuava na agência de publicidade Antares Comunicação, que divulgou uma nota lamentando a morte dele. O prefeito da cidade de Piancó, Daniel Galdino, decretou luto por três dias.

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://www.oblogdepianco.com.br/2020/03/corpo-de-marcello-pianco-e-cremado-em.html

https://jornaldaparaiba.com.br/cultura/humorista-paraibano-marcello-pianco-morre-aos-54-anos/

https://blog.portalt5.com.br/clapeclapeclape/2020/03/22/morre-o-humorista-e-publicitario-paraibano-marcello-pianco/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *