O Esporte Clube Cabo Branco nasceu como um time de futebol de João Pessoa, formado por um grupo de jovens do bairro Altiplano que tinham como objetivo inicial oficializar a prática esportiva de futebol. O time ECCB – Esporte Clube Cabo Branco foi fundado em 13 de dezembro de 1915 e sua 1ª sede foi no Altiplano Cabo Branco.
Com a popularização obtida com o futebol, juntamente a uma forte estrutura social, financeira e administrativa, o time se transferiu para o Hipódromo de Jaguaribe, no qual existiam outros esportes, mas o sucesso era mesmo a equipe de futebol.
Na década de 50, mudou-se para o bairro do Miramar, acompanhando as tendências de expansão da cidade em direção ao eixo leste. O novo prédio assinado pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi, se destacou por ter uma arquitetura arrojada, modernista e à frente do seu tempo, sendo inaugurado em 1958. O grande porte da obra requereu um considerável empréstimo, acarretando a venda da antiga sede de Jaguaribe.
Campeonatos
O Sport Club participou dos campeonatos da Liga Paraibana de Futebol (LPF), conquistando seu primeiro título em 1918 e em 1919 fundou a Liga Desportiva Parahybana (LDP). O time também participou de maneira vitoriosa do primeiro jogo promovido pela LDP em 1919. O Sport Club foi campeão estadual 9 vezes em 1918, 1920, 1924, 1926, 1927, 1929, 1931, 1932 e 1934. Conquistando no total 10 títulos paraibanos.
Mesmo com tantos títulos, fama e destaque a equipe se afastou do mundo profissional para nunca mais voltar. Consagrou-se como o maior campeão da Paraíba na época e até hoje segura a quarta posição no ranking dos maiores campeões do Estado.
Se manteve como departamento de futebol profissional em atividade até 1943. Hoje é um grande clube social e esportivo da capital, com sua sede no bairro do Miramar, com práticas esportivas como escolinhas e equipes amadoras que disputam os campeonatos regularmente.
Hino do Esporte Clube Cabo Branco
O hino foi feito por Rivaldo Senegal, sendo gravado pela Orquestra do Maestro Villar, em João Pessoa, na Paraíba, tendo como intérprete Marcos Milanez.
Letra
Vem ao Jardim Miramar
Ver o meu clube Cabo Branco
Dia e noite a rebrilhar
É uma pérola encantada
Bem no alto engastada
Sempre namora no mar
Se é domingo de verão
As sereias na piscina
Ao mundo de emoção
Nas tuas noites de esplendor
Há um convite para o sonho
Há um convite para o amor
Vem! Pro Cabo Branco
Vem pros braços meus
Vem! No Cabo Branco
Cubro os braços teus
Ó vem! Tem Tambaú
Banhada de luar
A brisa que vem do mar
Também te quer beijar
Ó vem! Que as nossas festas
Sejam de brilhar
E nossos atletas
Hão de triunfar
Vem ver o nosso carnaval
Nesses dias sem igual
Aqui o ambiente e Franco
Vem ouvir nossos amores
Vem torcer por nossas cores
Vem gritar, é Cabo Branco!
Surama Marjouri
Fontes:
https://jogosperdidos2.blogspot.com/2007/10/uma-volta-ao-passado-volume-25-ec-cabo.html
https://www.youtube.com/watch?v=7lsttEL8F5A
https://historiadofutebol.com/blog/?p=50552
https://www.memoriajoaopessoa.com.br/acervopatrimonial/86.pdf