Naturalidade: Cuité – PB
Nascimento: 05 de março de 1927
Falecimento: 05 de junho de 2016
Atividade Profissional: gestora em educação e docente
Nascida na Serra de Cuité na manhã do dia 05 de março de 1927, no contexto da Primeira República, quando a referida comunidade localizada no topo da serra, ainda era uma pequena vila e estava sob a ordem administrativa municipal da Comarca de Picuí, Maria Carmélia é uma cuiteense que, enfrentando dificuldades, assumiu muito jovem a responsabilidade pela sobrevivência financeira de sua mãe e seus irmãos. Conhecida pela postura e posições pessoais rígidas, impunha aos seus subordinados muito respeito e disciplina, que coincidiam com a educação familiar da época, mediante o apoio indiscutível dos pais, que lhe confiavam a educação de seus filhos.
Dedicando mais da metade de sua existência à educação de crianças e jovens, exerceu a docência e a gestão escolar com dedicação e honestidade profissional, tornando-se entre tantos um referencial humano digno de respeito e exemplo a ser seguido pelos educadores contemporâneos. Sendo assim, o município de Cuité tem o registro de mais uma mulher que revolucionou sua época, sendo exemplo de educadora para todos cuiteenses.
Em entrevista dada à professora Eliane Moura da Silva, Maria Camélia Pessoa da Costa destacou: “Buscava estreitar as relações entre a escola e os pais dos alunos e ex-alunos em função da melhoria da qualidade do ensino”. Sete anos depois, em 2009, seria também agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito pelo legislativo municipal da cidade.
Por unanimidade, o parlamento reconheceu com esta decisão os relevantes serviços prestados por Maria Camélia Pessoa da Costa à educação da cidade, principalmente, na condição de gestora e supervisora educacional, no estado e município. Nos anos seguintes seria o momento de receber muitas homenagens da própria instituição escolar EEEF Andre Vidal de Negreiros, quando da então oportunidade festiva de comemoração dos 60 anos da escola.
Maria Carmelia Pessoa veio a falecer em sua residência, em 05 de junho de 2016 e no ano seguinte ao seu falecimento, em 2017, a Direção da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, decidiu também prestar uma homenagem a ela, inaugurando a biblioteca da instituição com o nome da referida educadora. Na entrada, ficou um mural documentando sua longa trajetória de dedicação à educação da cidade.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes: