Município: Sousa-PB
Ano de Fundação: 2014
Gênero Musical: Groove Metal
Músicos Integrantes: Petrucio Calixto (Vocal e Bateria), Gledson Castelo (Baixo), Georginis Matheus (Guitarra)
Número de Álbuns Lançados: 2
Facebook: https://www.facebook.com/profanaband/
Instagram: https://www.instagram.com/profanainquisicao/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4ou_AE-pgzqt5wj7E9ts5w
Contato: profanainquisicaooficial@gmail.com
A Profana Inquisição foi criada no ano de 2014 na cidade de Sousa no sertão da Paraíba. Banda de Groove Metal que aborda em suas letras críticas indiretas a alienação religiosa, ao racismo, à repressão e a obsessão do ser humano em poder e regalia. Utilizando através de linguagem formal, a figura de um ditador, de certa forma para exemplificar e mostrar como seria o pensamento de alguém com um poder absoluto e inquestionável.
O nome da banda faz referência à santa inquisição do século XIII na Europa, e tem como atuais integrantes os músicos Petrucio Calixto (Vocal e Bateria), Gledson Castelo (Baixo) e Georginis Matheus (Guitarra). A banda já tem dois álbuns lançados, sendo o primeiro em 2019, recebeu o nome da banda, fazendo críticas de forma indireta todo e qualquer tipo de ditadura, onde as músicas são cantadas do ponto de vista do ditador, como ele pensa e age, e o segundo em 2021 intitulado “Impérios e Utópicas Construções”.
Devido às dificuldades financeiras enfrentadas no início da carreira da banda, o vocalista Petrucio Calixto precisou recorrer a uma vakinha on-line para custear a gravação do primeiro clipe. Para ajudar na divulgação dos seus projetos, a banda sempre faz frequentes publicações em suas redes sociais e tem participado de diversos festivais musicais como “Rock Cordel”, “Rock in Rio do Peixe”, entre outros.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes: