O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 26/01/2024

José de Arimatéia Formiga Veríssimo

Músico Solista Arranjador, Saxofonista, Clarinetista, Compositor e  Regente/maestro.                           
Data de publicação: janeiro 26, 2024

Naturalidade: Pombal-PB                                                   

Nascimento: 6 de julho de 1965                                                 

Atividade artístico-cultural: Músico Solista Arranjador, Saxofonista, Clarinetista, Compositor e  Regente/maestro                                                 

Atividade Profissional: Professor de Música (saxofone e clarinete)                                                  

Formação Acadêmica: Bacharelado em Música pela UFPB (1985) e Mestrado em Música pela UFBA (2005)                                                         

Participação em Orquestras: Orquestra Sinfônica da Paraíba; Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste; Orquestra de Câmara de Curitiba/PR; Orquestra de Câmara de João Pessoa/PB; Orquestra Sinfônica da UFPB

Nascido em Pombal, município do interior da Paraíba, José de Arimatéia Formiga Veríssimo, apelidado de “Teinha” por seus amigos próximos e familiares, começou a estudar clarineta aos treze anos de idade com o avô, Eliseu Veríssimo, então mestre da banda filarmônica da sua cidade. Três anos depois foi convidado por outro mestre de banda, Antônio Amâncio, a tocar saxofone na sua orquestra de frevo durante o carnaval de 1981, também na cidade de Pombal. No ano seguinte Veríssimo participou novamente da orquestra do maestro Amâncio, tocando saxofone. A orquestra tocava um repertório que ia das marchinhas ao frevo, a maioria das músicas vindas de Pernambuco, que já era um centro musical fomentador para o nordeste do Brasil.

Ainda em 1982 Veríssimo se mudou para a capital João Pessoa, a convite do amigo e músico João Linhares que se tornaria o tutor musical de vários músicos da sua geração. Em João Pessoa, Veríssimo passou a estudar clarineta no curso de extensão da Escola de Música da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) enquanto terminava os estudos do ensino médio (antigo 2º grau). Em paralelo, também como forma de subsistência, tocava saxofone no conjunto de baile Tentáculos, que executava um repertório variado que incluía música brasileira e americana. Veríssimo acabou por ingressar no curso de bacharelado em clarineta na UFPB onde se graduou em 1985.

Participou do Festival Internacional de Verão de Brasília  e do Festival de Inverno de Campos do Jordão entre os anos de 1984 e 1986, sendo também um dos vencedores do I Concurso Jovens Solistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Em 1986, atuou como solista dessa referida orquestra e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, durante esse mesmo período destaca-se a participação na orquestra de sopros de nome Metalúrgica Filipéia, criada por um grupo de músicos comandados pelo maestro ´Chiquito`. Segundo Veríssimo, a orquestra servia de laboratório musical para todos, em especial para os saxofonistas, que à época não tinham outra fonte de aprendizado. Lá eles desenvolveram a parte técnica, de sonoridade e interpretação, e experimentaram arranjos originais e também de outros grupos como a Orquestra Tabajara. Um repertório composto basicamente de música brasileira. Com esse grupo, gravou dois discos, nos anos de 1992 a 1999.

Ainda no ano de 1985 Veríssimo começou a atuar como músico convidado na Orquestra Sinfônica da Paraíba, principalmente como saxofonista. Nessa época ele começou a entrar em contato com a escola erudita de saxofone. Em 1987 ingressou na orquestra como músico concursado nas funções de saxofonista e clarinetista, cargo que ocupa até os dias de hoje. Em paralelo a isso dava continuidade às suas atividades na música popular com a Metalúrgica Filipéia, tocando música instrumental, choro e acompanhando cantores, onde exercitava a improvisação. Em 1993, por ocasião do concurso aberto para professor de saxofone na Universidade de Campina de Grande, Veríssimo procurou o saxofonista Dílson Florêncio, que lhe deu instruções sobre material didático e repertório erudito para saxofone.

Em 1994 Veríssimo ingressou como professor de saxofone na Escola de Música da UFPB, declinando do cargo na Universidade de Campina Grande. Nesse mesmo ano fez curso com o saxofonista Carlos Malta e criou o quarteto de sax JP Sax. Em 1995, atuou como clarinetista principal da Orquestra de Câmara de Curitiba em turnê nacional, dentro do projeto “Banco do Brasil Musical”, acompanhando os artistas Wagner Tiso e Paulo Moura. Foi o clarinetista principal da Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste, sob a regência do maestro Aylton Escobar. Ministrou cursos de clarinete e saxofone em cidades como João Pessoa/PB, Campina Grande/PB, Natal/RN, Laranjeiras/SE, Viçosa/CE, Goiana/PE etc.

Veríssimo concluiu em 2005 o mestrado em execução musical (clarineta) na Universidade Federal da Bahia. Em março de 2008 foi solista com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, executando o Concerto em Mib Maior para Saxofone e Orquestra do compositor Alexandre Glazounov. Em 2010 foi solista com a Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa, executando a Fantasia para Saxofone Soprano e Orquestra, do compositor Heitor Villa Lobos, nas cidades de João Pessoa/PB e Olinda/PE, dentro da Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO).  Em março de 2015 realizou esse mesmo Concerto (Fantasia para sax soprano e Orquestra – H. Villa Lobos) com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, na sala de Concertos José Siqueira. Atualmente é professor de clarinete e saxofone da Universidade Federal da Paraíba; clarinetista principal da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), também é membro fundador e coordenador da Orquestra Sanhauá. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://programapalcobrasil.blogspot.com/2015/06/jose-arimateia-teinha-no-programa-palco.html

https://www.escavador.com/sobre/5541617/jose-de-arimateia-formiga-verissimo

https://blog.portalt5.com.br/clapeclapeclape/2020/07/04/ufpb-homenageia-teinha-e-faz-debate-sobre-influencia-do-maestro-severino-araujo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *