Naturalidade: Santa Luzia-PB
Nascimento: 30 de setembro de 1953
Atividade artístico-cultural: músico
Formação Acadêmica: Bacharelado em Música com habilitação em Trompete pela Universidade Federal da Paraíba
Instagram: https://www.instagram.com/maestrochiquito/
Facebook: https://www.facebook.com/MaestroChiquito/
Francisco Fernandes Filho, o Maestro Chiquito, como é conhecido, nasceu em 30 de setembro de 1953 e é natural de Santa Luzia, localizada na zona fisiográfica do Sertão do Seridó, na porção central do Estado da Paraíba. Vivendo a infância entre brincadeiras de rua e atividades culturais populares, aos nove anos de idade, já demonstrava desenvoltura tocando com o instrumento zabumba-melê nos forrós dos sítios, onde ainda criança já havia formado grupos musicais com as crianças da sua rua, como: orquestra de latas, ala-ursa, grupos de teatro, charangas, escolas de samba e blocos carnavalescos.
Foi na Banda de música Duarte Machado que o Maestro Chiquito começou a solfejar as primeiras lições musicais com o maestro Ernani Pessoa, passando a integrar a mesma como trombonista, e mais tarde como trompetista. Ele veio morar em João Pessoa no início dos anos 1980, tornando-se aluno do curso de extensão do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Ingressou no curso de Bacharelado em Música com habilitação em Trompete pela UFPB e logo após passou no concurso para trompetista titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Em 1984, juntamente com outros músicos alunos do Departamento de Música da UFPB, O Maestro criou a Orquestra Metalúrgica Filipéia. O intuito principal da criação da Orquestra era de fazer um trabalho de música popular no Departamento de Música, já que na grade curricular do curso de música até hoje é estudado em sua maioria música erudita. E com pouco tempo os elogios começaram a aparecer, e além de shows instrumentais a orquestra também passou a tocar bailes, onde tocavam nas principais festas da região, o que resultou na gravação de um disco em vinil intitulado “Metalurgiarte”, gravado no Studio Somax de Recife em 1992.
Em 1999 veio o primeiro CD gravado no SG Studio Digital, em João Pessoa, e que devido a qualidade da orquestra surgiram diversos convites para participar de festivais pelo país e no exterior. O Maestro Chiquito continua fazendo seus arranjos para diversos artistas do cenário musical nacional, como também atuando como produtor musical, atualmente é coordenador do Coro Sinfônico do Estado e maestro da Orquestra da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O livro “Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons”, do escritor Adeildo Vieira que conta a história do Maestro foi lançado no dia 16 de dezembro de 2022, na cidade natal do autor, em Santa Luzia. A publicação é um livro-reportagem fruto de pesquisa acadêmica realizada pelo autor para o Mestrado em Jornalismo, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Adeildo Vieira narra a trajetória do consagrado músico, arranjador e compositor paraibano Francisco Fernandes Filho, o Maestro Chiquito, com fidelidade aos relatos dos entrevistados e, por vezes, usando linguagem poética.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://catalogobandasdemusicape.wordpress.com/maestro-chiquito-ufpb/