Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Patos – PB
Atividade artístico-cultural: escritora
Atividade profissional: jornalista, redatora e social media
Facebook : Bianca Dantas
Instagram: @biancaqueescreve
A escritora é natural de Patos, no Sertão da Paraíba, mas mora em João Pessoa. É jornalista formada pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, é também mestre em Comunicação (UFPB) e redatora publicitária. Integra a Coleção Desaguamentos (2021), da Editora Escaleras, a coletânea Ritos e Versos para o Fim do Mundo (2022), da Editora Arribaçã, e o livro Crônicas da Fome (2022), resultado do concurso literário promovido pelo Instituto Fome Zero em parceria com o Coletivo Subplano. “As tardes que me doem”, livro de poesias, publicado em 2023, é a obra de estreia da escritora e foi lançado oficialmente no dia 26 de agosto de 2023, em um evento em João Pessoa.
Publicado pela Editora Patuá, As Tardes Que Me Doem reúne poemas que passeiam entre a concisão, o lirismo, o erotismo, a denúncia social e a ironia. O livro divide-se em duas partes: “desejo procura, coração escreve” e “toda palavra é semente: colho o que escrevo”.
A primeira traz poemas que falam sobre os contornos dos desejos, a busca pelo amor (inerente ao ser humano) e a felicidade dessa descoberta. Já na segunda, a mulher que escreve agora fala de sua relação com a escrita, suas influências, sua visão de mundo e como outras mulheres (e o feminismo) fazem parte desse percurso.
Apaixonada por ouvir e contar histórias, ela fez da escrita sua maneira de ser e estar no mundo, tem em sua trajetória profissional inicial, o Jornal A União, um dos impressos mais antigos do país, onde seguiu outro rumo ao entrar no mercado publicitário. Em 7 anos, atuou em 3 campanhas eleitorais nas funções de redatora, social media e planejamento. Também passou por agências como redatora e social media e atendeu clientes públicos e privados de diversos segmentos.
Outra mudança de rota em sua vida, aconteceu quando descobriu o Employer Branding, onde é redatora na Radancy LATAM, onde ela pode usar toda a sua expertise em escrita e storytelling para trabalhar a marca empregadora de clientes globais.
Movida por seus sonhos, ela é uma profissional criativa, empática, inquieta e determinada. Nordestina e sertaneja por derradeiro.