Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Ingá- PB
Nascimento: 13 de Maio de 1885 // Falecimento: 07 de maio de 1924
Atividade artístico-cultural: musicista, poeta
Atividade profissional: jornalista, advogado e político
Antônio Hortêncio Cabral de Vasconcelos, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Recife em 1888, exerceu a sua profissão como advogado, com escritório na capital do Estado; foi nomeado Procurador Fiscal dos Feitos da Fazenda Estadual e posteriormente Procurador da República, além de ter participado da fundação do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.
Membro atuante da sociedade paraibana, foi poeta e musicista, autor da valsa “Constituintes”, redator do jornal “O Estado da Paraíba” e também um dos sócios fundadores do Clube Astrea e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.
Nasceu em Ingá aos 13 de maio de 1855 e dedicou sua vida à advocacia, estabelecendo-se com escritório na capital, antes de exercer o cargo de procurador, fora eleito Deputado Estadual, em 1891 sendo um dos autores do anteprojeto da primeira Constituição Republicana da Paraíba. Publicou trabalhos sobre O Motor Automático, invenção que apresentou em conferências públicas. Sua produção em versos ficou inédita, enquanto tornou-se bastante conhecida. Faleceu aos 7 de maio de 1924.
Fontes:
https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/autores/?id=23075
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Hort%C3%AAncio_Cabral_de_Vasconcelos
https://www.ihgp.net/livros/memorial-do-centenario/9.php