Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Cidade de Origem: João Pessoa-PB
Ano de Criação: 2009
Músicos Integrantes: Júlia Fábia (vocal), Thiago Bandeira (guitarra solo), Estevam Dedalus (guitarra), Steven Pedrosa (contrabaixo), Amando Marques (bateria)
Instagram: @belafeloficial
Facebook: https://www.facebook.com/belafel/
You Tube: https://www.youtube.com/@Belafel/
Formada em João Pessoa em 2009, Belafel é uma das mais interessantes bandas paraibanas da nova geração. Ela apareceu com a curiosa proposta de juntar o doce com o amargo, o belo com o desagradável, em canções recheadas de poesia e melodia. É uma banda difícil de classificar, com uma sonoridade que mistura rock, MPB, ska e música pop. Ritmos que dão vida a composições por vezes sombrias e tétricas, românticas e bem-humoradas. A banda atualmente é formada por Júlia Fábia (vocal), Thiago Bandeira (guitarra solo), Estevam Dedalus (guitarra), Steven Pedrosa (contrabaixo), e Amando Marques (bateria).
O grupo tem um trabalho autoral com influências que vão desde a cena brasileira com destaque para os tropicalistas, Chico César e Zé Ramalho e até o rock inglês. Uma das características marcantes da banda é a preocupação com a questão estética e a presença de poesias em suas canções. O trabalho da Belafel pode ser conferido através do seu canal no Youtube. Em 2019, a banda Belafel foi escolhida pelo time de jurados do Festival Rock de Garagem do Mangabeira Shopping como a primeira finalista da competição. Em um show pocket de 30 minutos, a banda conquistou a comissão técnica, formada pelos artistas Val Donato, Myra e Arnno Neto, com um repertório autoral.
A Belafel disputou a primeira batalha do Festival Rock de Garagem com as bandas Teazer, Laranja Mecânica e Rockcola. Em sua apresentação, a banda vencedora apresentou as canções “Steve vai”, “Gosto Tanto de Você”, “Estação das Águas”, “Meu Amor Não é de Vidro” e “Meu Cachorro é do Rock”. Durante a pandemia de Covid-19 esteve impossibilitada de realizar shows, regressando às suas apresentações dentro do projeto Palco Autoral, no Café da Energisa, a estreia da vocalista Júlia Fábia, que substituiu a antiga vocalista Silmara Braz, que decidiu deixar a banda e se dedicar a outros projetos.
Em entrevista ao portal “PáginaPB” Júlia Fábia se definiu como sendo uma artista em processo de autodescoberta, suas maiores referências são as renomadas cantoras Elis Regina, Gal Costa, Nara Leão e Rita Lee. Começando a estudar música primeiramente na escola Anthenor Navarro, do Espaço Cultural, logo depois entrando no IFPB, no curso técnico integrado de Instrumento Musical: Canto Popular. Também desenvolveu uma pesquisa sobre a censura artística feminina durante a ditadura militar brasileira, a partir de uma análise semiótica da música Banho de Espuma, de Rita Lee.
Ainda durante a entrevista feita ao portal, o guitarrista Estevam Dedalus, o isolamento social ocasionado pela pandemia serviu para a banda propiciar um momento rico para a criação de novas composições, os permitindo também pensar com mais profundidade e calma o futuro do grupo. E o melhor de tudo, passada essas adversidades, foi a chegada de uma cantora e compositora jovem, extremamente talentosa, dedicada e criativa como Júlia Fábia.
Fontes:
https://paginapb.com/a-banda-befalel-esta-de-volta-aos-palcos-e-com-nova-vocalista/