Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Local de origem: Catolé do Rocha – PB
Gênero musical: música popular brasileira e erudita
Integrantes: Arthur, Filipe, Pedro, Heleno e Tamisson
Arthur, Filipe, Pedro, Heleno e Tamisson são de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. Eles formam o Quinteto de Cordas, criado a partir do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), do Governo da Paraíba.
Tamisson é professor do polo do programa na cidade. O grupo se apresentou no sábado (15 de Julho de 2023), às 20h, no Teatro Ouro Verde, no Paraná, dentro da programação do 43º Festival Internacional da Música de Londrina. Na programação oficial do evento, o Concerto do Quinteto é chamado de ‘Nordeste em Cena’. Do mesmo modo, o grupo mereceu um rápido perfil no site do Festival: “O Quinteto Prima é um grupo artístico que desenvolve um trabalho com música popular e erudita, seus componentes são alunos e professor do polo Prima da cidade de Catolé Do Rocha, Localizada no alto sertão da Paraíba, o grupo tem como objetivo desenvolver um trabalho de representação da música paraibana, divulgando o repertório de música nordestina através de apresentações musicais”.
Repertório utilizado para o Festival:
- Feira de Mangaio
- Lamento Sertanejo
- Lamento Nordestino
- Assum Preto
- Mourão
- Três peças Sertanejas
- Libertango
- Sinfonia 4 Mozart
- Sinfonia X Mendelssohn
Além dessa apresentação, o grupo do Prima integrou a Orquestra Camerata e a Orquestra Experimental do 43° Festival Internacional de Música de Londrina. Essas duas orquestras reuniram alunos de diversos projetos sociais de vários estados brasileiros, sendo responsáveis pelo concerto de encerramento do Festival, na manhã do domingo do dia (16 de Julho de 2023), às 10h.
“A presença do Prima no 43°FIML dividiu espaço durante uma semana com 560 participantes em 28 cursos e com 20 apresentações extremamente importante para seus alunos e para o Programa”, avaliando o músico, cantor e compositor Milton Dornellas, que coordenou o programa gerido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Fontes: