O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 01/05/2024

Bira Delgado

Cantor, compositor e poeta.
Data de publicação: maio 1, 2024

 Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: Tupanatinga -PE // Radicado em João Pessoa – PB

Nascimento: 27 de Outubro de 1955

Atividade artístico-cultural: cantor, compositor e poeta

Atividade Profissional: Mestre de cerimônia, gestor cultural

Formação acadêmica: licenciado em história e em educação física

Facebook: Bira Delgado

Instagram: @biradelgado

Pode ser considerado um dos artistas nordestinos mais linkados com as raízes e o fazer cultural da região. Hoje é filho de coração, estrada e adoção da Paraíba, onde reside há 45 anos, em João Pessoa.

É licenciado em História e Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e em Espiritualidade Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Ao longo da carreira, Bira soma à criatividade artística de berço, experiência e habilidades que foram adquiridas em projetos, missões, coordenações e colaborações em órgãos e instituições culturais.

Muito ligado ao escritor Ariano Suassuna, Bira Delgado coordenou as homenagens na solenidade de posse do criador do Movimento Armorial na Academia Paraibana de Letras.

Seu principal trabalho musical está registrado no CD ‘Na batida da cancela’, lançado em 2011, durante o São João da Capital e na Festa de Nossa Senhora das Neves. No mesmo ano, a obra também foi lançada durante o ‘Maior São João do Mundo’, no Parque do Povo, em Campina Grande.

Em 2012, ‘Na batida da cancela’ segue  sendo dando continuidade no Festival de Inverno de Garanhuns (PE), onde cinco anos mais tarde, Bira fez uma turnê pela Europa, participando de vários festivais no Velho Continente. Esteve no Festival na Torre Eiffel (Paris), e passou por Lille (Norte da França), assim como em Bruxelas, capital da Bélgica, divulgando o Forró e a Cultura Popular Brasileira.

O artista teve a honra de integrar a Comissão do Centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e do Centenário do Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro. Fez parte da coordenação do Primeiro Festival de Cultura Cigana (Sousa-PB), assim como do Primeiro Festival de Cultura Quilombola, no Quilombo Caiana das Crioulas (Alagoa Grande-PB).

Bira Delgado é sócio fundador da Associação Cultural Balaio Nordeste, desde o pedido de registro, em 2011. Nessa instituição, ajudou no processo que culminou com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil dado ao Forró tradicional, por reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Bira coordenou as três primeiras edições do Festival São João na Rede. Também, participou de todos os Fóruns Nacionais de Forró de Raiz e Encontros Nacionais de Forrozeiros que a Associação Balaio Nordeste promoveu, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, nos últimos 12 anos.

Tem diversas participações musicais em sua trajetória, a exemplo do CD ‘Do Mato’, de Bebé de Natércio, da Coletânea ‘Só Forró PB/2008’, ao lado de nomes como Flávio José, Pinto do Acordeon, Biliu de Campina, Lucy Alves e outros artistas.

Exercendo  a função de diretor da Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope, no Casarão 34), onde atualmente é membro do Conselho Estadual de Cultura da Paraíba e Gerente Operacional de Música da Secult-PB).

Fontes:

https://festarmuito.com/bira-delgado-rimas-na-cachola-versos-no-toboga-da-lingua-e-o-nordeste-no-gogo/

://www.youtube.com/channel/UC3r6icmhd-LD61RjA02s8oQ

https://www.palcomp3.com.br/biradelgadopoetacantador/

https://biradelgadopoetacantador.blogspot.com/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *