Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Paraibano
Instagram: @agassizalmeida
Atividade artístico-cultural: escritor
Atividade Profissional: advogado e professor universitário
Agassiz de Almeida Filho, é titular do diploma de pós-graduação em Direito Penal Econômico e Europeu (Universidade de Coimbra, 1999, Portugal); mestre em Ciências Jurídico-Políticas (Universidade de Coimbra, 2002, Portugal); titular do grado de Salamanca (Universidad de Salamanca, 2006, Espanha); mestre em Direito Constitucional (diploma de estudios avanzados – Universidad de Salamanca, 2009, Espanha).
Tradutor e autor de sete livros, entre eles; “A Ditadura dos Generais” e “Mudar é preciso!”, organizou mais de dezoito livros e numerosos artigos e capítulos de obras sobre Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Teoria Política. Conferencista no Brasil e no exterior, atualmente é professor de Direito Constitucional e coordenador do Núcleo de Bioética e Compliance da UEPB, professor de Propedêutica Jurídica da UERN e integrante do “Comité de los referentes de los proyectos internacionales” do Centro di studi sulla América Latina – Università degli Studi di Bologna.
Participou, como conferencista, em 2018, do I Congresso Internacional “Desafios do Constitucionalismo Ibero-americano”, evento que marcou as comemorações pelos 800 anos da instituição, a Universidade de Salamanca.
A conferência do professor Agassiz teve como tema “O Conceito de Minoria Racial na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.
O docente uerjiano conta que o ponto de partida de sua palestra foi a análise das dificuldades para uma inclusão efetiva dos afro-brasileiros no ensino superior e no serviço público. “A conferência versou ainda, sobre o papel fundamental das minorias no Estado Constitucional e sobre o futuro do constitucionalismo ibero-americano”.
Fontes:
https://www.escavador.com/sobre/5198003/agassiz-de-almeida-filho
https://www.jota.info/autor/agassizalmeidafilho?non-beta=1