Débora Luz
A Paraíba se torna palco para a celebração da diversidade LGBTQIAPN+ com o I Festival Roliúde Queer, que acontece de 3 a 20 de junho em João Pessoa, Campina Grande e Catolé do Rocha. O evento reúne curtas-metragens que abordam temáticas relevantes para a comunidade, promovendo inclusão e visibilidade.
Jordy Lamarke, diretor do festival, revelou que o evento surgiu da necessidade de se ter um espaço, no cinema e no audiovisual, dedicado à comunidade LBGTQIAPN+ nordestina, em que as histórias que estão sendo criadas e produzidas por seus membros fossem celebradas.
“Essas duas características únicas presentes no festival são representadas pela escolha do nome, que surgiu a partir da junção das palavras “Roliúde”, oriundo do movimento “Roliúde Nordestina”, e “Queer”, que representam todos aqueles indivíduos que não fazem parte do padrão heteronormativo da sociedade”, afirma Jordy.
Com duas mostras competitivas distintas, “Arco-Íris do Sertão” e “Urbanidade Queer”, o evento aborda produções que vão do sertão do estado até as localidades metropolitanas. Sobre o processo de curadoria dos filmes, o diretor revela: “Ocorreu partindo de duas necessidades básicas que as obras deveriam ter: de serem produzidas por profissionais da comunidade LGBTQIAPN+ e do Nordeste. Com base nisso, a Comissão de Seleção foi avaliando cada filme inscrito considerando cinco critérios (originalidade, relevância temática, narrativa, qualidade técnica e roteiro) até chegar no resultado final: uma seleção de filmes diversos, em seus formatos e mensagens, que representassem de alguma forma a mensagem de inclusão e celebração da Roliúde Queer”.
A programação também inclui workshops sobre atuação, produção executiva e roteiro, além de debates sobre desconstrução de estereótipos LGBTQIAP+ no cinema, cinema e ativismo, e a evolução da narrativa LGBTQIAP+ no cinema regional e nacional.
Todas as atividades do festival são gratuitas. Confira os destaques da programação:
Mostra Arco-Íris do Sertão
- Do Tanto de Telha no Mundo
- Estação da Cultura
- A Sinfonia de Beethoven
- Adão, Eva e o Fruto Proibido
- Os Finais de Domingos
Mostra Urbanidade Queer
- Adão, Eva e o Fruto Proibido
- Os Finais de Domingos
- A Vida Secreta de Delly
- ANARRIÊ
- Consuella
- Afro da Pele
- ARLINDA
- Sombra
- Mixadxs
- De noite, na cama
- Rapadura
- Quinze Primaveras
- Um Teto Para 3
- Depois de Tudo… Sozinho
- Aquenda
- Todas as cores
Workshops
- Roteiro
- Atuação
- Produção de Filmes
Debates
- Desconstrução de Estereótipos LGBTQIAP+ no Cinema e na Mídia
- Cinema e Ativismo LGBTQIAPNA+
- A Evolução da Narrativa LGBTQIAPNA+ no Cinema Paraibano, Nordestino e Nacional
Serviço
O quê: I Festival Roliúde Queer
Quando: 3 a 20 de junho de 2024
Onde: João Pessoa (Cine Banguê e Usina Energisa – Sala Vladimir Carvalho), Campina Grande (Cineteatro São José) e Catolé do Rocha (Centro Estudantil de Cultura Geraldo Vandré)
Valor: Gratuito
Mais informações: https://roliudequeer.com.br/