Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Local de Origem: João Pessoa-PB
Ano de Criação: 2006
Gênero: MPB
Integrantes Atuais: Erick de Almeida (voz, violão, contrabaixo, cavaquinho e cuatro venezuelano), Pedro Paz (voz, acordeon, flauta doce, contrabaixo e violão), Thiago Bezerra (contrabaixo, violão e vocais) e Adan Pessoa (bateria)
Álbuns Lançados: Semaforizado (2009),Pulsa (2014), Canções de Cena (2017)
Facebook: https://www.facebook.com/baluarte06/
Instagram: https://www.instagram.com/instabaluarte/
Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/0IY2hkuvTBJztSBUBaGlj8
O Baluarte surgiu em 2006 em João Pessoa e desde então desenvolve um trabalho de cunho autoral influenciado pela cultura nordestina em diálogo com a música latino-americana. Tem como principal diretriz a proposta de criação coletiva e autogestão, onde a vivência musical e social de cada integrante alimenta o processo de concepção artística de sua obra. É formado por Erick de Almeida (voz, violão, contrabaixo, cavaquinho e quatro venezuelano), Pedro Paz (voz, acordeon, flauta doce, contrabaixo e violão), Thiago Bezerra (contrabaixo, violão e vocais) e Adan Pessoa (bateria).
O estímulo que levou a banda a seguir por tais caminhos foi o contato com outras linguagens artísticas como o teatro e, principalmente, a dança. Seu primeiro álbum foi “Semaforizando” foi lançado em 2009.Seu segundo álbum “Pulsa” foi lançado em setembro de 2014. As 12 canções que compõem o repertório conversam com o universo latinoamericano, demonstrando a aproximação rítmica e timbrística das suas diversas manifestações musicais com a cultura nordestina.
A canção “Pulsa”, que dá nome ao disco, é uma homenagem in memoriam a Rosa Cagliani, diretora, bailarina e coreógrafa argentina, cuja atuação e colaboração artística à cultura paraibana desempenharam papel importante para incentivar a realização desse projeto.“Pulsa” propõe um debate sobre a existência de uma identidade musical latinoamericana, mostrando como a música popular paraibana está inserida neste contexto. Em 2017, a banda finalizou seu terceiro álbum “Canções de Cena” do Coletivo de Teatro Alfenim, participando do processo de arranjo colaborativo e gravações em parceria com os músicos e atores do Alfenim.
Fontes:
https://wscom.com.br/bandas-baluarte-e-gauche-se-apresentam-no-music-from-paraiba-neste-domingo/