O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 05/07/2024

Banda Disunidos

Banda de Punk Rock.
Data de publicação: julho 5, 2024

  Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Local de origem: João Pessoa-PB                                                 

Ano de Criação: 1987                                                    

Gênero Musical: Punk Rock                                                            

Atuais integrantes: Fumaça (vocal),André Mujica (guitarras), Marcos Lopez (baixo, rabecas e voz) e Nenen Mofado (bateria e voz)                                

Álbuns lançados: Real Salvação (2019)          

Instagram: @disunidosoficial       

YouTube: https://www.youtube.com/@disunidosoficial 

Em 1987 surgia a banda “pioneira” de Punk Rock em João Pessoa na Paraíba, era a Disunidos, que na época lançava duas demos e rodava a cena musical com letras que, nos dias de hoje, refletem a realidade da sociedade periférica de qualquer grande cidade brasileira. No período da criação do grupo musical, ainda não haviam bandas que de fato abraçaram o movimento punk, sendo eles os pioneiros a surgir e foram às ruas com propostas de reformas dentro dos princípios anarquistas, trazendo a diferença naquele tempo. Estabeleceram uma linha direta com bandas do Rio Grande do Norte como Devastação, Descarga Violenta entre outras. Segundo entrevista feita ao vocalista Fumaça,  a razão da mudança da grafia correta do nome “Desunidos” por “Disunidos” foi para deixar um aspecto mais punk, trocando a letra “E” por “I”.

A banda passou por dificuldades quando o seu antigo guitarrista Alex mudou-se para São Paulo, o vocalista Washington foi para a Cidade de Areia cursar Agronomia, restando apenas Fumaça e Jobson, ambos decidiram por não seguir com o projeto de continuação da banda. Em 1998, receberam o convite de Sérgio Bruxa, para voltarem a tocar, mas devido ao falecimento de Sérgio tiveram que interromper novamente. Eis que em 2015 após anos parados resolveram reunir a banda com dois novos integrantes e dois veteranos e retomar as gravações de canções que ficaram sem registros na época. 

Já foram diversas bandas que já gravaram suas músicas, dentre elas: Descarga Violenta, Rotten Flies, CUSPE, Urubu Trip, Zeferina Bomba, Hellvolution, Soul in Agony, etc. Sendo também citados em artigos e projetos universitários e em um livro sobre o universo do rock paraibano e só se sentindo agradecidos aos que fizeram este trabalho tendo como referência a Disunidos, e ainda hoje são procurados para falarem do punk rock paraibano, no ano de 2019 lançaram seu primeiro disco “Real Salvação”, com parceria de Adriano Stevenson e da  Funjope (Através do Fundo Municipal de Cultura), trabalhando na seleção das músicas para o EP. Entre músicas que foram feitas ainda nos primórdios da banda e também músicas novas “Dia à dia”, “Pátria que o pariu” etc, além da canção “Real Salvação” que intitula o CD. André Nóbrega ficou encarregado por elaborar a arte da capa do primeiro álbum, atualmente a banda é composta por Fumaça (vocal),André Mujica (guitarras), Marcos Lopez (baixo, rabecas e voz) e Nenen Mofado (bateria e voz). “Revolta da Natureza” foi o primeiro videoclipe oficial da banda, sendo  produzido por Erivan Letal e lançado em 22 de março de 2021. 

Fontes:

https://toscotodo.blogspot.com/2019/12/disunidos-lanca-cd-real-salvacao.html

https://noisered.wordpress.com/2021/03/21/disunidos-lanca-seu-primeiro-videoclipe/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *