Pesquisa e texto: Ana Vitória Medeiros
Ano de Realização: 2024
Unidade Proponente: CCTA – Departamento de Música/UFPB
Fonte de Financiamento: Financiamento interno (EDITAL PROEX Nº 09/2024 – UFPB NO SEU MUNICÍPIO 2024)
Coordenador (a): Rodrigo Martins Aragão
Coordenador (a) Adjunto: Ricardo César Campos Maia Júnior
Instagram: @recantodosomufpb
Site: recantodosom.wordpress.com
Recanto do Som é o canal de áudio do curso de Radialismo, criado no desenvolvimento do projeto de extensão aprovado no edital PROBEX 2023-2024. O canal teve nome e identidade visual escolhidos em votação no âmbito do curso a partir de propostas desenvolvidas por discentes. Atualmente, ele conta com perfis nas plataformas digitais de áudio SoundCloud e Spotify, em que são armazenadas e distribuídas as produções em mídia sonora desenvolvidas no contexto do curso, como podcasts, programas e peças radiofônicas, assim como as produções experimentais de programação musical na forma de playlists organizadas exclusivamente com artistas da Paraíba, tomando como base o catálogo do Projeto Paraíba Criativa (2024).
Há um blog e uma página no Instagram para armazenamento da produção e de informações sobre o projeto. Até o momento, foram realizadas cinco playlists temáticas de músicas de artistas locais catalogadas na página e oito produções de mídia sonora do curso. Também, foi realizado um evento: “Recanto do Som: música, cultura e identidade paraibanas nas rádios e nas plataformas”, que contou com a presença de Ana Clara Cordeiro, radialista, egressa do curso, técnica e editora de áudio e produtora de podcasts, Berlin Carvalho, radialista e diretor de radiodifusão da Rádio Tabajara, e Vultra, multiartista paraibana e articuladora da cena musical eletrônica LGBTQIAPN+ em João Pessoa.
Entre os tópicos discutidos estavam: a relevância da mídia, tanto no rádio quanto nas plataformas, para a promoção da cultura e identidade locais, as experiências na produção de mídia sonora, desde a pesquisa até a distribuição de conteúdo, as técnicas e ferramentas para criar programas, programação musical, música e apresentações, além de questões de direitos autorais, as limitações e as possibilidades do contexto local.
O projeto tem como propósito dar visibilidade à música paraibana e à produção em mídia sonora realizada por ex-alunos e ex-alunas do curso de Radialismo da UFPB, através da manutenção e divulgação do canal de áudio. Busca-se a promoção da música paraibana por meio da produção experimental de programação musical em forma de playlists em plataformas digitais, compostas exclusivamente por artistas, grupos e bandas locais, que promovam a paridade de gênero e incluam programações que reúnam, exclusivamente, músicas produzidas por mulheres e pessoas LGBTQIAPN+.
O Recanto do Som busca contribuir para o fortalecimento da economia criativa local, para a diminuição das desigualdades regionais e nacionais, e para a promoção da igualdade de gênero, especialmente no setor da música e da mídia sonora.
Fonte: